Dica: Série “In My Shoes”

O chileno Cesar Hidalgo é um dos mais importantes cientistas latino-americanos em atividade. Ele tem 37 anos, aparência de rockstar, com cabelos grandes, barba, bigode e jaqueta de couro de motociclista (sua vestimenta oficial). Ele é um dos mais conhecidos professores do MIT.

Se fosse há 20 anos, muita gente descreveria seu trabalho como “epistemologia“, ou seja, a ciência que estuda a própria ciência. No entanto, como vivemos na era da internet e palavrões como esse são cada vez mais raros, sua especialidade é usualmente descrita como “data visualization” (visualização de dados).

[Fernando Nogueira da Costa: adoro fazer isso, a transformação de grande planilhas estatísticas em conhecimento, ou seja, a complexidade em simplicidade!]

Em suma, ele transforma imensos arquivos do conhecimento humano (especialmente dados científicos) em gráficos interativos e acessíveis, que permitem que até um leigo compreenda as informações só de bater o olho. Para fazer isso, obviamente, ele precisa ter um conhecimento profundo dos dados com que trabalha, e da própria ciência de modo geral.

César lançou um seriado sobre sua própria vida de cientista, chamado “In My Shoes” (algo como “No meu lugar”). São oito episódios, de cerca de 18 minutos cada um. Eles não estão no Netflix (deveriam estar!), mas podem ser assistidos gratuitamente on-line (inmyshoes.info) com legendas em espanhol no Vimeo.

Neles Hidalgo conseguiu criar uma “visualização” do que é a vida de um cientista no mundo de hoje. Comprou uma câmera semiprofissional, aprendeu a filmar e passou a gravar a si mesmo no dia a dia profissional e pessoal de fazer ciência.

A série desvenda um tipo de personagem raro no imaginário brasileiro (ou latino-americano): o cientista. Acompanhando as andanças de Hidalgo, fica claro que dedicar a vida à ciência não é fácil. Há embates, cansaço, viagens intermináveis, a preocupação sobre como financiar seu trabalho. Há também o desafio do convívio familiar em meio a uma agenda sufocante e a responsabilidade de ser pai de uma filha pequena. Todo esse esforço está na série. Cesar lida com esses desafios com tanta leveza e bom humor na maioria dos casos.

Quem quiser ter uma aula de epistemologia contemporânea pode ler o livro mais recente de Hidalgo, “Por que a Informação Cresce: A Evolução da Ordem, de Átomos à Economia” — para saber mais sobre o livro, clique aqui. Já quem quiser mergulhar na experiência “pop” de o que significa ser cientista hoje, do ponto de vista público e da vida familiar, deve embarcar na série “In My Shoes“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s