Brasil: O Mais Desigual entre Os Grandes Países

Um novo artigo de M. Morgan, “Desigualdade extrema e persistente: novas evidências para o Brasil combinando Contas Nacionais, Pesquisas e Dados Fiscais, 2001-2015 “, WID. World Working Paper, 2017/12″ (http://wid.world/wpcontent/
uploads / 2017/09 / Morgan2017BrazilDINA-.pdf), combina contas nacionais, inquéritos e dados fiscais para fornecer séries consistentes sobre a desigualdade de renda no Brasil. DownloadExtreme and Persistent Inequality New Evidence for Brazil – MARC MORGAN WID WP 2017-12

Os novos resultados com pesquisa em SCN e DIRPF fornecem uma forte revisão no sentido ascendente das estimativas oficiais da desigualdade no Brasil, mostrando que as tendências de desigualdade decrescente foram revertidas de acordo com a série de referência da renda nacional.

A concentração de renda no topo é impressionante, com a participação do top 1% de renda superior aumentando para 28% no final do período, de uma participação inicial de 25%. Os 10% de renda superior aumentaram sua participação na renda bruta (antes do imposto de renda) de cerca de 54% para 55% e capturou 61% do crescimento da renda nacional total.

Enquanto isso, a participação dos 50% de renda inferior aumentou de 11% para 12%, com maior crescimento do que o decil superior, mas capturando apenas 18% do crescimento total, devido ao seu recebimento de renda extremamente baixo.

Mesmo diante da manutenção desse quadro de desigualdade de renda e riqueza, os conservadores golpearam um governo eleito com hegemonia trabalhista que lhe fugia do controle político. Enquanto não vigorar uma democracia estável e representativa das camadas populares, no País, os brasileiros terão motivos para ter vergonha dele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s