Nota de Pesar com o Falecimento do Regis Bonelli

Apesar de ser um leitor e admirador de sua obra, eu só tive três oportunidades de encontrar, pessoalmente, o Regis Bonelli. Minha primeira chefe, no IBGE, era sua amiga e me convidou para um almoço com ele, especialmente para me apresentá-lo. Tive ótima impressão de sua gentileza e educação.

Depois, foram em duas oportunidades de falar no IBRE-FGV em 2015. Eu o lembrei daquele nosso encontro, no final dos anos 70, e ele me tratou com a maior consideração.

Fica o seu exemplo de que um verdadeiro intelectual deve ser uma pessoa cortês e aberta para o diálogo, especialmente com quem não comunga de todas suas ideias.

Reproduzo abaixo os links enviados por JRA (José Roberto Afonso) com sua obra.

Nossa singela homenagem póstuma ao professor e economista Regis Bonelli, relembrando apenas alguns dentre tantos trabalhos que produziu com grande competência e leveza.

Regis Bonelli

Regis Bonelli era doutor em Economia pela University of Califórnia-Berkeley e Bacharel em Engenharia pela Pontifício Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Era pesquisador do IBRE desde 2008, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de crescimento e desenvolvimento. No link está disponível os trabalhos realizados no IBRE – http://bit.ly/2AAWh7n
Read more

Crise de Crescimento do Brasil (Bonelli & Veloso)

A crise de crescimento do Brasil coletânea de 20 artigos organizada por Regis Bonelli e Fernando Veloso será lançada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE) e a Editora Elsevier. “O livro analisa uma das maiores recessões da história brasileira, acompanhada de uma crise política de enormes proporções…” O lançamento do livro ocorrerá no dia 16 de …
Read more

Ensaios IBRE (Bonelli & Veloso)

Ensaios IBRE de economia brasileira – II organizado por Regis Bonelli e Fernando Veloso lançado pelo IBRE/FGV e pela Editora Elsevier (2014). “A obra vem à luz em um momento especial, após as eleições majoritárias no Brasil. Trata-se de um instante em que se definem as bases para políticas a serem adotadas no futuro, para o que este livro fornece …
Read more

Produtividade x Crescimento (Bonelli)

Produtividade e armadilha do lento crescimento por Regis Bonelli capítulo do livro Produtividade no Brasil – Desempenho e determinantes (2014). “Em geral, reduções no ritmo de crescimento dos países emergentes têm sido associadas a ritmos de crescimento mais lentos da produtividade à medida que os países alcançam níveis médios de renda…” Verificar PDF Anexado
Read more

Ensaios IBRE (Bonelli & Pinheiro)

Lançamento do livro Ensaios IBRE de economia brasileira – I organizado por Regis Bonelli e Armando Castelar Pinheiro pela FGV/IBRE. “O Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) lançará primeiro volume do livro Ensaios IBRE da Economia Brasileira. A obra é um dos frutos dos esforços de pesquisa do IBRE em 2013. O lançamento ocorre logo após a quarta edição do Seminário …
Read more

Perspectivas da Economia Brasileira para 2014 (FGV/IBRE)

Perspectivas da economia brasileira para 2014 seminário promovido pela FGV/IBRE com os apresentadores Silvia Matos, Samuel Pessoa, Nelson Barbosa, Armando Castelar Pinheiro e moderador Regis Bonelli. “O ano eleitoral de 2014 será, possivelmente, marcado por uma atuação visando a expansão da economia por parte dos formuladores de política econômica. Mas a necessidade de promover uma recuperação do crescimento do  nível de …
Read more

Ampliar Investimento Público (Bonelli)

Para crescer, é preciso ampliar investimento público, afirma Regis Bonelli em entrevista cedida ao Valor (28/12). “… o governo brasileiro pode até sair ‘um pouquinho’ dos cânones, desde que para investir em infraestrutura e, com isso, combater a anemia do Produto Interno Bruto (PIB)…Acho que a situação fiscal é mais complicada , mas, por outro lado, e agora vou ser …
Read more

Perspectivas Economia Brasileira (IBRE/FGV)

Perspectivas da economia brasileira para 2013, seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas. O seminário, em formato de mesa redonda, terá os seguintes participantes: Affonso Pastore, José J. Senna, Silvia Matos, Samuel Pessoa e como moderador Regis Bonelli. O evento será no dia 23/11/12 no Rio de Janeiro. http://bit.ly/105lavQ
Read more

Brazil’s Growth (Bacha & Bonelli)

Accounting for the rise and fall of post-WW-II Brazil’s Growth by Edmar Bacha and Regis Bonelli. “Brazil’s GDP grew vigorously from the early-WW-II period untill 1980. GDP growth then collapsed and never again recovered its previous performance, not even after inflation was tamed in 1994. With the help of a commodity boom and large capital inflows, growth rates increased after …
Read more

Cadeia Metal-Mecânica (Bonelli)

Cadeia metal-mecânica, ameaça da China e desindustrialização no Brasil estudo de Regis Bonelli, indicado por Marco Polo do Instituto Aço Brasil. ” O objetivo é analisar a crescente inserção chinesa no mercado da indústria metal-mecânica doméstica à luz da experiência brasileira no passado recente. A finalidade é, além de montar um diagnóstico da evolução recente desse tema, propor medidas de …
Read more

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s