Geração Millenials: Nativa na Web

 Meu filho nasceu em 1987 e minha filha em 1995, ou seja, pertencem à geração conhecida como a dos Millennials. Tornaram-se adolescentes já no novo milênio. São nativos digitais. Meu filho formou-se em Sociologia e minha filha em Cinema, ambos na USP. Trabalham, respectivamente, com branding e produção de vídeos. São típicos representantes dessa geração.

Branding ou brand management refere-se à gestão da marca (em inglês, brand) de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Branding também pode referir-se ao próprio trabalho ou ao conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

A meu pedido, meu filho me enviou o seguinte infográfico com resultados de pesquisa sobre sua geração:  twg_brandlab_millennial_divide_infografico

Infográficos são um tipo de representação visual gráfica, que ajuda a apresentar dados e explicar questões complexas, conduzindo a uma melhor compreensão. Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações.

A infografia tornou-se também uma ferramenta didática da visualização científica, muito usada no EaD. O ensino contemporâneo vai direto no ponto, apresentando ligeiramente a informação necessária para a tomada de decisão em determinado assunto.

Leitura de livros com muitas páginas está ficando obsoleta no tempo da internet… Mas é ainda necessária para um aprofundamento e/ou uma especialização no tema. A informação ligeira e superficial é apenas o primeiro passo de acesso à educação perene. É motivacional. Incentiva a curiosidade pela busca de mais conhecimento.

Leia na webTendências de Consumo: Dossiê BrandLab Millennial Divide

2 thoughts on “Geração Millenials: Nativa na Web

    1. Acho que sim. Quem sabe?

      Evidentemente, estou falando de leitura massiva e não da casta dos sábios intelectuais. Por exemplo, já li diversos livros neste mês, mas agora estou há ½ semana encarando as 600 páginas da História da Riqueza Brasileira. E já estou ansioso para acabar e escrever uma curta resenha a respeito dele. Pode ser que mais gente leia resenhas do que o próprio longo livro, quando não leem apenas a “orelha”…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s