Curso de Extensão: Finanças Comportamentais para Planejamento Financeiro Pessoal

Links para mais informações sobre inscrições:  Secretaria de Extensão do IE-UNICAMP

Leia mais:

CURSO DE EXTENSÃO NO IE-UNICAMP:

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS PARA PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Professor: Fernando Nogueira da Costa

Programa

  1. Renda do Trabalho
    1. Escolha de Profissão: Vocação e/ou Salário
    2. Renda e Riqueza por Natureza Ocupacional
    3. Estratificação Social por Clãs, Dinastias e Castas
  2. Renda do Capital Produtivo
    1. Rendimentos Isentos: Lucros e Dividendos para Pessoa Física
    2. Pejotização”: Procedimentos
    3. Planejamento Financeiro para CNPJ
  3. Renda do Capital Financeiro
    1. Segmentos de Clientela: Varejo Tradicional, Varejo de Alta Renda e Private Banking
    2. Produtos Financeiros
    3. Finanças Racionais: Três Ideias-Chave (Liquidez, Segurança e Rentabilidade) e Escolha de Portfólio
  4. Renda do Capital Imobiliário
    1. Aquisição de Casa Própria ou Aluguel
    2. Determinantes dos Preços dos Imóveis
    3. Riqueza Imobiliária: Patrimônio Imobilizado e Renda
  5. Neuromarketing
    1. Prevenção contra Impulso Consumista
    2. Autocontrole versus Status Social: Tipos de Bens
    3. Aquisição de Automóvel ou Taxi/Ubber
  6. Neuroeconomia
    1. Pensar Rápido versus Pensar Devagar
    2. Psicologia Econômica
    3. Homo Economicus, Homo Sapiens e Homo Pragmaticus
  7. Finanças Comportamentais
    1. Vieses Heurísticos
    2. Dependência da Forma
    3. Ineficiência do Mercado para Precificação

8. Planejamento Financeiro da Vida Pessoal/Familiar

  1. Organizar Orçamento Doméstico
  2. Selecionar Carteira de Ativos
  3. Planejar de Acordo com Ciclos de Vida e Cenários Esperados

9. Planejamento Financeiro da Aposentadoria

  1. Miopia: Troca de Fase de Acumulação por Fase de Consumo
  2. Investir por Conta Própria ou Terceirização da Gestão da Carteira de Ativos
  3. Manutenção do Padrão de Vida da Fase Ativa na Fase Inativa

10. Economia da Felicidade ou da Boa Vida

  1. Regras da Economia da Felicidade
  2. Quanto é Necessário e Suficiente para uma Boa Vida
  3. Trabalho Criativo versus Trabalho Alienante

Ementa:

Educação financeira a respeito de rendas do trabalho, do capital produtivo, do capital financeiro, do capital imobiliário, neuromarketing ou prevenções contra impulsos emocionais para consumir, Neuroeconomia ou psicologia dos investidores, finanças comportamentais, planejamento financeiro da aposentadoria, economia da felicidade ou da boa vida, planejamento financeiro da vida pessoal e/ou familiar.

Objetivo:

O objetivo deste curso de Difusão Científica é divulgar ensinamentos sobre a cultura financeira, isto é, conhecimentos a respeito das formas de acumulação e manutenção de riqueza através da seleção de carteira de ativos, e técnicas de planejamento financeiro da vida pessoal até a aposentadoria, para substituir a renda do trabalho pela renda do capital financeiro e/ou imobiliário.

Justificativa:

Alguns cientistas estão empenhados em conhecer os fatores racionais e emocionais que levam os indivíduos a gastar ou investir. Áreas distintas da ciência estão somando conhecimentos para estruturar o campo de estudo destinado a cumprir essa tarefa: a Neuroeconomia.

Ela é resultado da união de ferramentas de investigação e conhecimentos da Psicologia, da Economia e da Neurologia, com a ajuda de seus sofisticados aparelhos de diagnóstico por imagem ou tomografia, por ressonância magnética funcional e/ou por eletroencefalograma portátil, em forma de capacete.

De um lado, desenvolveu-se o chamado Neuromarketing, que usa as ideias sobre a tomada de decisões para atiçar as vendas, mas ajuda também a descobrir meios de melhorar as reações do consumidor, prevenindo-o contra impulsos emocionais.

De outro lado, cursos para leigos, ministrados por economistas especialistas em Finanças Comportamentais, ensinam os alunos a evitar as armadilhas da mente humana e a tomar decisões vantajosas no tempo certo.

Para os orientarem a respeito, esses economistas se debruçam sobre a extensa evidência de experiências compilada por psicólogos cognitivos sobre vieses heurísticos sistemáticos. Surgem quando as pessoas formam crenças ou preferências a respeito de decisões financeiras.

Economistas voltaram-se à Filosofia, isto é, amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. Discutem a Economia da Boa Vida em contraponto à Economia da Felicidade.

Público-Alvo:

Formados em Ensino Médio, estudantes de Ensino Superior e profissionais já formados.

Procedimentos Metodológicos:

Aulas expositivas a partir da literatura de Finanças Comportamentais, inclusive com informações sobre as prevenções possíveis face a erros contumazes, dados os vieses heurísticas de leigos.

Uso de pesquisas de dados de renda e riqueza dos declarantes das DIRPF, classificados por natureza ocupacional, e sobre os produtos financeiros dos clientes segmentados em Varejo Tradicional, Varejo de Alta Renda e Private Banking.

Apresentação das remunerações média durante os diversos ciclos de vida profissional e titulações acadêmicas.

Ensino de simulações do orçamento doméstico a partir da formatura, pesquisando informações reais para as principais despesas, inclusive com plano de saúde, automóvel, prestação imobiliária ou aluguel.

Avaliação da possível sobra de renda líquida disponível, mensalmente, para aplicações.

Orientações para planejamento das Finanças Pessoais até a aposentadoria, inclusive, em período em que poderão ocorrer mudanças de cenários.

Ensino do uso de calculadora financeira para estimar quanto será necessário acumular, durante a fase ativa da vida profissional, para manter o mesmo padrão de vida, durante a fase de vida inativa, levando em conta a “esperança de vida”.

Utilização de Matemática Financeira para calcular um plano de aposentadoria, inclusive com aplicações, retiradas, prazos, rendimentos reais esperados, desconto da inflação, etc.

Apresentação das alternativas disponíveis para aplicações e critérios de escolha de portfólio recomendável, tecnicamente, estipulando o percentual de cada aplicação na seleção de carteira de ativos, inclusive imóveis e outros, durante diversos cenários.

BIBLIOGRAFIA:

“Neuroeconomia: como o dinheiro mexe com sua cabeça”. Especial com 3 artigos. Mente e Cérebro. Ano XVI, nº 196, maio 2009. pp. 32-53.

ARANHA, Gustavo Koester. A psicologia humana e seus impactos nas decisões de investimento. São Paulo, Curso de Especialização e Atualização em Business Economics da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2006.

BARBERIS, Nicholas & THALER, Richard. A Survey of Behavioral Finance. Cambridge, National Bureau of Economic Research, sept 2002. 78 pág. tb. in TAHLER, Richard (ed.). Advances in Behavioral Finance. Princeton University Press, 2005. Volume II.

BERNSTEIN, Peter. Desafio aos deuses: a fascinante história do risco. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

BERSTEIN, Peter. A história do mercado de capitais: o impacto da ciência e da tecnologia nos investimentos. Rio de Janeiro, Elsevier-Campus, 2008.

COSTA, Fernando Nogueira da. Cartilha de Finanças Pessoais. Campinas, pdf, 2017.108p.

COSTA, Fernando Nogueira da. Comportamentos dos investidores: do homo economicusao homo pragmaticus. Campinas, TDIE-UNICAMP 165, 13 de agosto de 2009. 35 p.

COSTA, Fernando Nogueira da. Economia comportamental: de volta à filosofia, sociologia e psicologia. Campinas, TDIE-UNICAMP 173, 14 de julho de 2009. 31 p.

COSTA, Fernando Nogueira da. Estratificação Social da Riqueza e Renda no Brasil. Campinas, TDIE-UNICAMP 270, maio 2016. 40 p.

COSTA, Fernando Nogueira da. Finanças dos Trabalhadores. Campinas, TDIE-UNICAMP 182, julho 2010. 30 p.

COSTA, Fernando Nogueira da. Medição da Riqueza Pessoal. Campinas, TDIE-UNICAMP 221, junho 2013. 26 p.

COSTA, Fernando Nogueira da. Poupança: Economia Normativa Religiosa. Campinas, TDIE-UNICAMP 220, junho 2013. 40 p.

GROPPELLI, A. A. & NIKBAKHT, E..Administração financeira. Rio de Janeiro, Saraiva, 2006.

GUNTHER, Max. Os Axiomas de Zurique. Rio de Janeiro, Record, 1992.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar. Rio de Janeiro; Objetiva; 2012.

LAYARD, Richard. A felicidade está de volta. Happiness: Lessons from a New Science. Grã-Bretanha, Editora Allen Lane, 2005.

LIMA, Luiz Antonio de Oliveira. Auge e Declínio da Hipótese dos Mercados Eficientes. Revista de Economia Política. Vol. 23, emprego 4 (92), out-dez/2003. pp. 28-42.

MALDONATO, Mauro. A Nova Fronteira da Neuroeconomia. Scientific American Brasil. http://www.sciam.com.br. Novembro de 2007. pp. 86-94.

MELLO, Vera Rita de. Psicologia Econômica: estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão.Rio de Janeiro, Campus-Elsevier, 2008.

MOSCA, Aquiles. Finanças Comportamentais: gerencie suas emoções e alcance sucesso nos investimentos. Rio de Janeiro, Campus-Elsevier, 2009.

NUNES, Bernardo Fonseca. Mapas de precificação de ativos no mercado de capitais: uma análise do poder prescritivo do Behavioral Finance. Porto Alegre, Dissertação de Mestrado pelo PPG-FCE-UFRGS, 2008.

OLIVEN, Ruben George. De olho no dinheiro nos Estados Unidos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 27, 2001, p. 206-235.

PIKETTY, Thomas. O Capital no Século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2014.

PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. 8a. ed. São Paulo, Saraiva, 2009.

SILVA, Sérgio da. O que é Neuroeconomia?Florianópolis, Departamento de Economia – UFSC. Apresentação em ppt, 182 slides.

SOROS, George. A alquimia das finanças: lendo a mente do mercado. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1996.

TRICHES, Divanildo & REIS, Celso Evandro dos. Seleção e composição de uma carteira de ações com base na técnica grafista. Caxias do Sul, TDIPES 20, abril 2006.

WERNKE, RODNEY.Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais. Rio de Janeiro, Saraiva, 2008.

 

2 thoughts on “Curso de Extensão: Finanças Comportamentais para Planejamento Financeiro Pessoal

  1. Olá professor Fernando!
    Sempre acompanho seu blog. Informação e conhecimento de qualidade, devolvendo à sociedade o que ela, em parte, custeou. A outra parte é seu esforço e determinação de sempre aprender, o que qualifica, no essencial, um professor.
    Queria muito poder ir à Campinas participar do seu curso sobre Finanças Comportamentais. Seu diferencial é o entendimento profundo da Economia, o que poucos que falam sobre o assunto educação financeira, dominam. Infelizmente, por razões maiores, não poderei fazê-lo.
    Espero, torço e sugiro que publique no blog o material que utilizará lá. Assim, nós, seus leitores assíduos, teremos condições de ter acesso ao material.
    Digo isso devido ao material que você disponibilizou, a Cartilha de Finanças, excelente!!!
    Além, é claro, de outros artigos relacionados à educação financeira.
    Você tem de vir até a UFABC fazer um curso de extensão desses. Vamos articular isso.
    Com estima, forte abraço
    prof. Wilson Mesquita
    Políticas Públicas/UFABC,

    • Prezado Prof. Wilson Mesquita,
      agradeço suas gentis palavras. Elas me incentivam a perseverar na busca de conhecimento para compartilhar com meus leitores, ouvintes, e alunos.

      Recentemente, gravei um curso de EaD sobre Finanças Comportamentais para Trabalhadores com 30 “pílulas de conhecimento” de 5 minutos cada. São dicas de o que aprendi a respeito. Infelizmente, elas estarão disponíveis apenas para associados da FENAE (funcionários da Caixa) no seu Portal de Conhecimento.

      Com base no material preparado estarei oferecendo esse Curso de Extensão. Por ser presencial, espero ter demanda por ele em Campinas.

      Estou à disposição para oferecer, profissionalmente, em outras cidades.
      Abraço

      PS: estive em viagem e só hoje li seu comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s