O Abraço da Serpente

Assisti no aplicativo Telecine este filme argentino-colombiano-venezuelano, totalmente original, cujos protagonistas são nativos da América pré-colombiana. INDICADO AO OSCAR 2016: FILME ESTRANGEIRO. Passa-se na Amazônia colombiana. O último sobrevivente de uma tribo trabalha com dois exploradores estrangeiros ao longo de 40 anos. Juntos, supostamente, eles buscam “uma rara planta medicinal”.

Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo. Vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva.

Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico alemão em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar.

O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca. Juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva amazônica, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda capaz de libertar Karamakate quando ele transmitir o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

Com essa narrativa on the road (em canoa por afluentes amazônicos) o filme com belíssima fotografia preto-e-branco vai fazendo comentários sobre a cultura de posse dos brancos e desapropriação da cultura nativa. O contexto é o da Guerra Mundial quando o extrativismo estrangeiro da borracha levava a escravidão ou a morte aos nativos

Em tempos de assassinato coletivo em plena Igreja Católica e assédio sexual, estupro, crime com base no constrangimento a relações sexuais por meio de violência ou grave ameaça religiosa, violação, ou qualquer ato libidinoso contra a vontade da vítima, em nome de João de Deus, recomendo a reflexão.

Veja emO Abraço da Serpente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s