Conquista da Liberdade Financeira

Ben Zruel, em seu livro “Eu vou te ensinar a ser rico: três passos simples para quitar as dívidas em doze meses e construir sua liberdade financeira” (São Paulo: Editora Gente, 2016), diz não adiantar querer ficar rico e querer liberdade financeira sem seguir os passos sugeridos por ele. Primeiro, é necessário viver com um padrão de vida mais baixo em relação ao permitido por seus ganhos líquidos. Segundo, é preciso quitar as dívidas possuídas utilizando o seu método.

A liberdade financeira está relacionada em ter uma renda passiva mensal e vitalícia, capaz de atender a todas as suas despesas mensais. Renda passiva você recebe sem ter de trabalhar ativamente por ela. Podem ser consideradas rendas passivas: investimentos financeiros, aluguéis, royalties, direitos autorais, entre outras.

Poupar dinheiro todos os meses não será suficiente para conseguir a tão sonhada liberdade financeira. Zruel explica a diferença, sob seu ponto de vista, entre poupança e investimento. Muitos economistas ortodoxos dizem aquela ser condição deste e não distinguem entre a poupança microeconômica e a macroeconômica.

Zruel, na verdade, trata de depósitos de poupança como aplicação a dar um retorno (juros) ligado ao valor poupado. Poupando R$ 1.000,00, você terá um retorno com juros de 0,5% em cima desse valor. Colocando R$ 20.000,00 em uma poupança, você terá o mesmo retorno de 0,5% sobre o valor.

O retorno em renda fixa sempre estará ligado ao valor poupado. Por isso, é muito demorado criar liberdade financeira utilizando somente a poupança. Se a inflação superar os juros da poupança, essa tarefa é praticamente impossível.

O retorno de um investimento em renda variável pode ser muitas vezes desproporcional ao valor investido. No caso de ações, seja pelos dividendos, seja pelo ganho de capital, porém volatilidade é risco no mercado financeiro.

Qual investimento dá o maior retorno?

Algumas pessoas responderão “imóveis; outras vão dizer “ações” e outros tipos de investimento, mas o melhor investimento, o mais rentável com um retorno inúmeras vezes acima do valor investido é o investimento feito em nós mesmos. O investimento em nosso desenvolvimento pessoal, em nosso conhecimento, seja em livro, seja em palestra, é o investimento mais lucrativo existente. Infelizmente, no shopping, a praça de alimentação está quase sempre lotada e as livrarias muitas vezes estão vazias. Entre dinheiro e conhecimento, escolha sempre o conhecimento.

O segundo melhor investimento é sua saúde, principalmente na prevenção de doenças. Tenha bons hábitos alimentares e tome suplementos regularmente. Pratique atividade física pelo menos de três a quatro vezes por semana e tenha boa noite de sono.

O maior desperdício é de tempo. Tempo não é apenas dinheiro. Tempo é vida. A vida não pode ser recuperada. O dinheiro pode ser recuperado, mas o tempo não.

O comum a todas as pessoas bem-sucedidas é serem altamente eficientes em relação ao tempo delas. Não gastam tempo assistindo à TV e acessando redes sociais todos os dias em torno de duas a quatro horas. Tempo de assistir duas aulas ou estudar o equivalente! Planeje seu tempo de desenvolvimento pessoal.

Ben Zruel considera o cartão de crédito um grande problema pelos seguintes motivos:

  1. O cartão é distribuído – para não dizer empurrado – nas mãos de uma parcela da população que não tem conhecimento e que não foi financeiramente educada para fazer o uso consciente dessa ferramenta.
  2. É bombardeada diariamente com ofertas de consumo por pagamentos no cartão em n vezes sem juros. Com frequência, as pessoas perdem a noção desse “dinheiro de plástico” se tornar muito real no dia da chegada da fatura. E, sem aviso prévio, você pode se encontrar desempregado e sem renda na data de pagamento da fatura.
  3. Os cartões de crédito praticam juros anuais absurdos de até 400% para os usuários que não pagam suas faturas em dia.

É muito grande a chance de um usuário frequente de cartão de crédito falhar em um dos meses no dia do pagamento da fatura. A dívida com cartão representa 77% do total das dívidas, sendo 78% para renda familiar mensal abaixo de 10 salários mínimos e 72% acima, segundo o PEIC – set 2018. Logo, “se você não é uma pessoa extremamente controlada e disciplinada e não conta com ganhos estáveis e reserva financeira no banco, corte o seu cartão”, sugere Ben Zruel no livro “Eu vou te ensinar a ser rico”.

“Economizar dinheiro é o primeiro passo para conquistar a liberdade financeira.

Um erro muito comum é as pessoas esperarem ver o saldo restante na conta corrente no fim do mês para saber quanto vai sobrar para investir. Não fomos “programados” para investir dinheiro. Planejar o futuro não faz parte do nosso instinto de sobrevivência, mas sim do nosso crescimento pessoal, por isso o esforço para consegui-lo precisa ser dobrado.

Quando atrasamos uma conta, temos algum mecanismo de cobrança externa, como juros e cortes de serviços. Contudo, quando nos esquecemos de investir, não há nenhuma força externa para nos punir ou cobrar.

É primordial definir o valor mensal a ser poupado e investido, e investi-lo no mesmo dia do recebimento, seja o seu salário ou o lucro dos negócios. Antes mesmo de pagar qualquer conta! Seu investimento financeiro tem de ser espécie de débito automático por um crédito consignado.

Qual é a importância desse comportamento? A primeira é o lado psicológico, sentir os frutos do seu trabalho, seu propósito de construir o seu futuro e o da sua família, não apenas para sobreviver mês após mês. “Se investir primeiro, você garantirá o êxito da construção do seu patrimônio líquido. Caso deixe para investir no final do mês, muitas vezes encontrará a conta zerada”.

Deixe um comentário