Locação de Automóveis: Nova Tendência em Era de Desemprego

Há um novo fenômeno social na praça: uso de Uber/taxi/ônibus/metrô durante a semana de trabalho e locação de automóvel quando tiver uma viagem de fim-de-semana. O custo é bem inferior a ter um automóvel. Essa posse só vale se ele rodar 35 km/dia ou mais de 1.000 km/mês ou 12.000 km/ano. A estimativa de gasto com o automóvel a cada ano é de 14% do seu valor de mercado. Confira em:

Gustavo Brigatto (Valor, 06/09/19) informa: com pouco mais de um ano de fundação, a Kovi, startup atuante na locação de carros para motoristas de aplicativos, vai se tornar o maior cliente da Maestro Frotas, uma das maiores do setor de locação no país. Pelo acordo, a Kovi vai contratar 1.350 carros até janeiro de 2020, quase o dobro do atual maior cliente da Maestro, usando 700 carros. A startup já tem 400 carros contratados com a Maestro. Para atender à nova demanda, planeja investir um total de R$ 50 milhões.

Criada por dois ex-executivos da 99, a Kovi não opera com frota própria. Em
vez disso, aluga carros de outras locadoras e até de montadoras. A lista de
fornecedores conta com 15 empresas com as quais a startup tem cinco mil carros contratados.

A companhia tem conversado com concessionárias de veículos ao redor do país em tentativa de estimula-las a criar suas próprias locadoras, com as quais a Kovi poderia estabelecer alianças.

O país tem 11 mil locadoras, com uma frota de um milhão de carros. Mais da metade está concentrada em três empresas: Localiza, Unidas e Movida.

Os motoristas de aplicativos têm se tornado um segmento importante para as companhias, já que a locação se apresenta como uma opção mais econômica que ter um carro próprio. Dos 450 mil carros usados pelos 600 mil motoristas do Uber no Brasil, 360 mil são alugados, segundo estimativa do banco Credit Suisse.

Brevemente, face ao elevado desemprego, o total de motoristas cadastrados em aplicativos pode chegar a um milhão, número crescente a um ritmo de 20% ao ano.

A locação para motoristas de aplicativos é um mercado em potencial para a Maestro, mas que não está no radar no momento. “O mercado de locação tradicional já tem crescido muito rapidamente”, diz o executivo. A receita de locação avançou 63% no 1o semestre, informa. A Maestro tem uma frota de 4 mil carros e 100 caminhões.

Em maio de 2019, a Kovi anunciou sua primeira rodada de investimento, conhecida como “seed”, na qual captou US$ 10,5 milhões, um valor alto para essa etapa no Brasil, que normalmente não passa de aportes de US$ 2 milhões.

A captação foi liderada pela Monashees (que já investiu na 99) e pela aceleradora americana Y Combinator e contou com a participação do Maya Capital (fundo de Lara Lemann, filha de Jorge Paulo Lemann), do Global Founders Capital (GFC, da alemã Rocket Internet) e do OneVC (fundo do Vale do Silício que tem como sócios o brasileiro Pedro Sorrentino).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s