Epílogo do Livro “Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos”

“Em setembro de 2015, Hans e nós dois decidimos escrever juntos um livro. Em 5 de fevereiro de 2016, Hans recebeu um diagnóstico de câncer incurável no pâncreas. O prognóstico era ruim. Deram a ele dois ou três meses de vida ou, se os tratamentos paliativos tivessem muito sucesso, talvez um ano.

Após o terrível choque inicial, Hans refletiu sobre a situação. A vida continuaria por algum tempo. Ele ainda poderia desfrutar de momentos com a mulher, Agneta, a família e os amigos. Mas, no dia a dia, sua saúde seria imprevisível. Assim, após uma semana, ele cancelou todas as 67 palestras planejadas para o próximo ano, bem como todas as entrevistas de TV e rádio e produções de filmes. Hans ficou triste em fazer isso, mas viu que não tinha alternativa. E essa mudança dramática em sua vida profissional tornou-se suportável por uma coisa: o livro. Após o diagnóstico, houve alegria na tristeza à medida que o livro se transformou de um fardo junto às outras tarefas em algo prazeroso e inspirador intelectualmente para Hans.”

(…)

“Na noite de quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017, sua saúde subitamente se deteriorou. Chamamos uma ambulância, e Hans levou junto cópias de vários capítulos da mais recente versão, cheias de anotações feitas por ele nas margens. Alguns dias depois, nas primeiras horas de terça-feira, 7 de fevereiro, Hans morreu.”

“Em seus momentos finais, os rascunhos serviram de apoio. Na cama do hospital, ele os discutia com Ola e ditou um e-mail para os editores, no qual dizia que achava que finalmente havíamos chegado “exatamente ao tipo de livro que tínhamos em mente”. “Nosso trabalho conjunto”, Hans escreveu, “finalmente está sendo transformado num texto agradável que irá ajudar uma audiência global a compreender o mundo”.”

(…)

“Hans teria adorado promover esta obra, e teria feito isso de maneira brilhante, mas sabia desde o momento do diagnóstico que não seria possível. Cabe a nós dar prosseguimento à sua missão e à nossa. O sonho de Hans de uma visão de mundo baseada em fatos segue vivo dentro de nós e, esperamos, agora também dentro de você.”

Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling

Estocolmo, 2018

Fernando Nogueira da Costa: para mim, ele era o melhor palestrante TED em todo o mundo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s