Economia em 10 Lições – 2a. Edição Revisada 20 Anos Depois em 2020

20 Anos Depois, em 2020, resolvi fazer a 2a. Edição Revisada do meu livro Economia em 10 Lições. Para dar sorte cabalística, deveria ter o ampliado de modo a torná-lo Economia em 20 Lições

Mas um economista econômico, como sou eu, não sabe mais de “duas ou três coisas sobre ela”… É tal como o filme da New Wave francesa de 1967, dirigido por Jean-Luc Godard, um dos três filmes completados por ele naquele ano. Como os outros dois, é considerado social e estilisticamente radical.

Resolvi manter o estilo de diálogos, inspirado no livro “O Mundo de Sofia: Romance da História da Filosofia“, uma boa maneira de contar estórias de não-ficção. Também estão intactos os protagonistas de cada capítulo, dois personagens: um inquiridor a respeito do tema econômico e outro esclarecedor do tema tratado com respostas ao perguntado.

A revisão foi extremamente trabalhosa por meu estilo de escrever ter sido aperfeiçoado para obter maior fluência, ditada por frases curtas e eliminação do “queísmo”. Devo isso aos meus 10 anos como blogueiro e escrevinhador de livros: quem escreve mal e borra-papéis. Eu não desperdiço papéis porque só digitalizo — desaprendi escrever à mão — e só leio livros eletrônicos.

O propósito da revisão foi esse: por consultar sempre o Economia em 10 Lições, quando tenho alguma dúvida teórica, senti falta de ter um Sumário com hiperlinks. Para tanto, foi difícil converter todos os títulos e subtítulos em links clicáveis do Word em arquivos pdf e epub.

Perdi horas em tentativas-e-erros, seguindo aconselhamentos diversos a partir de consultas ao Dr. Google e à Sra. YouTube. Tudo em vão. Afinal, tive de ter uma lição de humildade — ninguém é perfeito — e aceitar certa desconfiguração do feito em 600 páginas do arquivo em Word.

Revisei página por página no Pages, programa residencial no iMac, e daí salvei em pdf e epub, mantendo os links clicáveis originais. O truque é esse, porque os sites de conversão não aceitam mais de 5 MB (o original tinha 44 MB), programas de conversão só encontrei para Windows e abrir em pdf no comando “Imprimir” também não funcionou, talvez devido ao peso do arquivo.

Enfim, para um mísero economista, o mundo da TI (Tecnologia de Informações) ainda é um desafio a ser desbravado. De repente, todos os travessões usados para caracterizar os diálogos desapareceram! E também em docx sumiu cerca de ⅔ do livro!

De qualquer forma, tenho o prazer de compartilhar com os seguidores deste modesto blog pessoal um livro muito elogiado por leigos em Economia por conta de sua linguagem e humor. É inesquecível o dito por um ex-aluno, não-economista e profissional de O Mercado, quando me solicitou uma dedicatória para sua namorada a quem daria o livro de presente: “o único livro de Economia possível de ser lido“!

Assim, dê o livro de presente aos amigos e, se não gostar do livro, envie aos inimigos…

Download gratuitoFernando Nogueira da Costa – Economia em 10 Lições – 2a. Edição 2020

4 thoughts on “Economia em 10 Lições – 2a. Edição Revisada 20 Anos Depois em 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s