Governo, Mercados e Crescimento

O livro publicado por John Zysman, Governments, Markets, and Growth (First published 1983 by Cornell University Press), bem no início da Era Neoliberal se tornou um clássico lido por gerações posteriores. Vale a pena resumir e memorizar sua argumentação principal.

O desempenho econômico de todos os países avançados se deteriorou, durante a década de 1970, em muitos casos de forma bastante abrupta. Esta deterioração provocou em todo o Ocidente um novo debate sobre o papel do governo na economia

As soluções sempre dependem de como se percebe um problema. Logo, não é surpreendente as diferentes explicações de nossos problemas atuais produziram acentuadamente diferentes prescrições para resolvê-los.

Este livro de Zysmann oferece uma interpretação das dificuldades econômicas contemporâneas e do debate político engendrados por elas nos países avançados. Ele discute por qual razão se tornou mais difícil gerenciar as milhares de micro mudanças na produção e nos produtos necessárias para o crescimento econômico e porque as tentativas de fazer tais mudanças encontraram resistência política crescente. 

Os argumentos gerais do livro são baseados em uma análise dos esforços dos governos de grandes países avançados – Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Ocidente Alemanha e Japão – para responder às mudanças nas condições econômicas em anos desde a Segunda Guerra Mundial. A discussão se concentra nas capacidades dos vários governos para intervir seletivamente, para moldar resultados industriais, e nas tentativas de dar conta das diferenças nacionais nessas capacidades e nas estratégias adotadas. 

O livro de Zysman argumenta ter havido três soluções técnico-políticas distintas para os problemas de crescimento: 

  1. liderado pelo Estado, 
  2. liderado pelo Mercado e 
  3. negociado.

Um elemento da explicação das diferenças de governo e capacidades de liderança industrial são distintas neste livro. Zysman afirma um exame das estruturas financeiras nacionais pode iluminar as estratégias econômicas governamentais e os conflitos políticos. Tendem a acompanhar qualquer mudança industrial os conflitos provocados pela intervenção do Estado em O Mercado. 

Os arranjos particulares dos sistemas financeiros nacionais limitam tanto as opções de mercado das empresas quanto as escolhas dos governos. Os mercados financeiros de cada país são um elemento delimitador das formas pelas quais as empresas e o Estado pode interagir. 

A estrutura desses mercados influencia ao mesmo tempo a capacidade do governo para exercer liderança industrial e a natureza dos conflitos políticos decorrentes de seus objetivos econômicos. Muito simplesmente, em economias de mercado, onde os preços de livre movimentação alocam bens e serviços, o dinheiro não é apenas um meio de troca, mas também um meio de controle político e social: é uma forma de decidir quem fica com o quê.

Portanto, ao seguir os fluxos de dinheiro na economia de mercado e nas instituições capazes de estruturarem esse fluxo, podemos aprender muito sobre:

  1. os usos para os quais os recursos da sociedade são colocados, 
  2. as pessoas tomadoras das decisões alocadoras de capital, e 
  3. o processo pelo qual o controle é obtido e exercido.

1 thought on “Governo, Mercados e Crescimento

  1. Republicou isto em Iso Sendacz – Brasil and commented:
    John Zysman preconizava a deterioração econômica da crise longa do capitalismo logo no seu início, atribuindo à diminuição do papel do Estado na economia como uma das causas fundamentais.
    O próprio professor Fernando Nogueira faz a sua análise do ocorrido nas últimas décadas, com aplicação à realidade brasileira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s