Fase 1 do Arco da Vida: Fase Escolar

Na primeira fase, você nasce com certas inclinações naturais e em diferentes circunstâncias. Embora existam diferenças, nesta fase todos são dependentes de quem os orienta, provavelmente, um dos pais ou os dois. Passarão por quatro subfases correspondentes à pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e graduação.

Em cada uma dessas subfases, o cérebro está pronto para aprender coisas diferentes. 

Por exemplo, nos anos pré-escolares, o bebê e depois a criança pequena obtêm vários graus de segurança, curiosidade e determinação. Nos anos elementares, o jovem está mais receptivo para aprender linguagens e interações sociais. 

Nos anos do ensino médio, a puberdade altera muito a função cerebral de uma pessoa, então, ajuda-lo nessa transição é importante. Nos anos de ensino médio ou pós-puberdade, o cérebro é mais adequado para aprender habilidades sociais, emocionais e analíticas.

Embora eu não vá me aprofundar no desenvolvimento da primeira infância, porque não sou um especialista e meu objetivo aqui é apenas lidar com o grande arco, vou apontar: todos os especialistas concordam a respeito de a forma como o cérebro funciona. O que ele está pronto para aprender muda muito na puberdade com cerca de 9 a 11 anos. 

Esta é a idade quando a criança está se transformando em um jovem adulto. Ela é muito mais capaz e inclinada a pensar por si mesma. 

Nesse estágio, o cérebro está naturalmente motivado para a autodescoberta e autodireção. Isso pode levar a comportamentos construtivos ou destrutivos.

Uma característica comum destacada pelos pensadores independentes mais bem-sucedidos conhecidos é, a partir dos 12 anos, todos desenvolveram suas próprias paixões e aprendizados independentes sobre áreas temáticas perseguidas durante a maior parte de suas vidas e nas quais se tornaram excelentes. 

Chamarei isso de 1) o caminho autodirigido e bem-sucedido. Correndo o risco de simplificar demais, aqueles sem seguirem esse caminho seguiram 2) o caminho de seguir-instruções-de-outros ou buscaram 3) a independência e estímulo de atividades não saudáveis ​​e a caminho de consumir substâncias indevidas.

Frequentemente, esses três caminhos se sobrepõem, então eles não são bem definidos e podem mudar, mas não mudam muito porque esses anos são poucos. Eles preparam o terreno para o que vem a seguir, de modo que o caminho escolhido desempenha um papel importante em influenciar o futuro.

Se você está nesta primeira fase da vida, pense em qual caminho deseja seguir. Se você já passou desta fase, pense em qual caminho você trilhou e como isso o influenciou.

Se você está dirigindo uma criança nesta fase, por favor, pense de qual maneira você quer direcioná-la. Eu sugiro você anotar naquele pedaço de papel quaisquer de seus pensamentos sobre isso para consultar mais tarde.

Uma das grandes lutas nesta primeira fase da vida é o quanto ser orientado a seguir as instruções em relação ao quanto poder pensar e aprender por si mesmo. A maior parte de toda essa primeira fase (até se formar na escola) consiste em ser orientado a se comportar da maneira como os orientadores gostariam ver você se comportando e a processar informações da maneira como alguém é ensinado a processar informações. 

Não há muitas oportunidades de autodescobrir qualquer coisa e de descobrir como consegui-lo por conta própria, mas fazer isso é a habilidade mais importante para conseguir o desejado da vida. Receber bem a orientação de outras pessoas e aprender a pensar por si mesmo são importantes para o seu desenvolvimento durante essa fase, principalmente nos anos pós-puberdade.

Os anos do Ensino Médio são normalmente os mais divertidos e desafiadores porque os hormônios estão fazendo efeito, há uma quantidade maior de liberdade, há um desejo instintivo de maior independência em relação aos seus supervisores e há pressões para melhorar seu posicionamento para vindo a seguir. Por exemplo, tirar boas notas no Ensino Médio para entrar em uma boa faculdade. 

Essas coisas geralmente acontecem com mais intensidade no primeiro ano do Ensino Médio. Durante esses anos desse estágio escolar, não há muito espaço para tomar decisões importantes por si mesmo, porque você provavelmente ou estará no caminho certo ou será negligenciado. Se você está no caminho certo, está almejando o vindo a seguir, como entrar em uma boa Faculdade.

Conforme você trabalha nesta fase crítica de decidir o desejado, lembre-se de:

1)      embora você possa saber o excitante e o não excitante, para você, não sabe quase nada ainda sobre qual direção na vida será melhor para você; 

2)      é melhor maximizar suas opções, maximizando seu desejo de maneira expressa para aqueles a escolher ou rejeitar você, e 

3)      é sábio seguir um caminho entusiasmante e capaz de lhe dar a maior capacidade de ter a mais ampla gama de escolhas. 

Uma boa educação pode ser uma fonte de alegria e poder. Ao mesmo tempo, sentir aquilo para o qual você é atraído e explorar por si mesmo como aprender sobre isso e adquirir habilidades com isso é comparativamente mais importante.

Se você é responsável por orientar aqueles na primeira fase (por exemplo, pais na segunda fase), você deve considerar como equilibrar entre orientá-los e permitir o pensamento independente. Tente fazer as duas coisas e fazê-las bem. 

Esta fase do ensino médio pode ser desafiadora para seu relacionamento pai-filho, porque as compensações de diferentes escolhas são difíceis de avaliar. Além disso, pode haver divergências sobre a independência.

Além desses anos de ensino médio, você 1) vai para a faculdade ou 2) vai direto para a segunda fase, indo para uma vida de trabalho. 

O caminho a ser seguido, seja a faculdade frequentada, seja o trabalho para o qual estará empregado, o colocará em caminhos diferentes nesta jornada de vida. Esta decisão é muitas vezes uma das mais difíceis de as pessoas poderem tomar por si mesmas, porque será ditada pelas circunstâncias anteriores de modo a lhe levarem a este ponto da vida.

Se você for para a faculdade, normalmente terá muito mais liberdade e diversão com os amigos e experimentará maior estímulo intelectual. Ainda assim, você pode lutar para descobrir suas preferências e como se comportar.

Pode lutar contra as inseguranças e/ou sua arrogância, porque isso é típico nesse estágio. Leva anos para encontrar o equilíbrio certo. 

Durante esses anos de faculdade, você provavelmente ainda será mais direcionado, frente ao livre-pensador, porque a maior parte da sua vida foi planejada para você. A única decisão realmente importante a você tomar é a especialização escolhida. 

Trabalhar, em seu primeiro emprego, onde você faz algo pelo qual as pessoas lhe pagam, oferece experiências do mundo real. Elas proporcionam um aprendizado importante para a vida futura.

A próxima fase começará quando você terminar sua educação escolar e começar a trabalhar.

Reserve um momento agora para observar quantos dos 14 marcos do arco da jornada acima você passou. Observe essa porcentagem como a “porcentagem do arco típico do primeiro estágio da vida”. 

Anote também em seu papel os caminhos percorridos por você, isto é, seja autodirigido em atividades produtivas, seja autodirigido em atividades improdutivas, seguindo o caminho traçado por outros.

Agora reflita. Se você está no início da primeira fase, observe os marcos provavelmente a encontrar à sua frente. Eles irão moldar você e sua direção na vida.

Pense nas escolhas desejadas fazer para ter a melhor vida para você. Se você já passou pela primeira fase, provavelmente terá feito a maioria dessas coisas. 

Observe até qual ponto isso é verdade, porque o ajudará a ver o quão perto seu caminho seguiu o caminho típico. Se você ainda está nessa fase, observe onde está e observe as coisas provavelmente a acontecerem com você, além de com aqueles de quem você gosta, nos próximos 10 anos.

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