Esboço do Livro “Fundamentals of Happiness: An Economic Perspective” (abril 2021)

Baixe a Introdução do Livro:

Lall Ramrattan e Michael Szenberg – Fundamentos da Felicidade Uma Perspectiva Econômica – abril 2021

Capítulo 1: Introdução e visão geral da felicidade econômica

Neste primeiro capítulo, pintamos o pano de fundo sobre o qual desenharemos nossos conceitos econômicos de felicidade. Descobrimos o domínio do conceito ser um conjunto aberto de ideias. 

O conceito de utilidade é proeminente nesse domínio e é de suma importância no desenvolvimento da economia. Diz respeito à felicidade dos indivíduos e da sociedade. Ambos têm desafios de mensuração. 

Pode-se adotar uma abordagem subjetiva ou objetiva para a felicidade econômica com base em sua inclinação. Essa é a visão panorâmica do projeto em questão. Ela é elucidada em diferentes capítulos especializados nas ideias substanciais encontradas na literatura.

Capítulo 2: Ideias fundamentais de felicidade e bem-estar no pensamento antigo, medieval e moderno

Este capítulo baseia-se em algumas das principais teorias morais e filosóficas das escolas antigas, medievais e modernas. Constituem a base da análise da utilidade. 

O pensamento grego sobre a felicidade foi a base para o estudo da felicidade. Os pensamentos estão mais ligados a aspectos éticos, embora todos os outros aspectos, como político, jurídico e filosófico, também importam. Começamos com a escola sofista, com o raciocínio dialético sobre a felicidade. Ele foi adotada por Sócrates, Platão e Aristóteles.

Essas ideias são então contrastadas com os cirenaicos, cínicos, epicureus e estóicos. Uma figura é incluída da intercorrelação do pensamento grego sobre a felicidade.

Capítulo 3: Economia e Felicidade

Neste capítulo, examinamos algumas fontes amplas da Economia da Felicidade. Começando com uma classificação do assunto com base nas visões psicológicas, individuais, sociais e institucionais da felicidade, passamos então para avaliação de como as diversas escolas, na História do Pensamento Econômico, lidam explícita ou implicitamente com o assunto.

Capítulo 4: Estudos subjetivos em renda e riqueza: o dinheiro pode comprar felicidade?

O objetivo deste capítulo é o estudo de teorias e a medição do bem-estar subjetivo. Os trabalhos de Richard Easterlin e Angus Deaton, usando a metodologia de pesquisa de Hadley Cantril e o Gallup Poll, bem como Daniel Kahneman, abordam o estudo das estruturas de curto e longo prazo da mente. A teoria positiva, como a predição de Paul A. Samuelson a respeito de preferências do consumidor em seu padrão de consumo, também é estudada. A estrutura axiomática da utilidade de John von Neumann e Oskar Morgenstern é investigada como a base da análise moderna da utilidade.

Capítulo 5: Bem-estar social e felicidade

Neste capítulo, direcionamos nosso estudo da felicidade ao da sociedade e ao bem-estar da humanidade. Isso requer foco nas relações sociais e nas habilidades sociais, laços e apoios possíveis contribuir para a felicidade.

Os humanos encontram a felicidade participando de grupos. O conceito de racionalidade de grupo revela cada indivíduo obter benefícios de tal filiação.

Por exemplo, você pode não ser capaz de proteger adequadamente a si mesmo e sua propriedade, então você se volta para a sociedade. A vontade dos indivíduos guarda o interesse próprio, mas há uma vontade geral para guardar o interesse comum, segundo Jean-Jacques Rousseau (1978, p. 72). 

A vontade geral é uma força convincente e pode não funcionar de forma a proporcionar felicidade individual. Existem muitas teorias associadas a uma sociedade feliz.

Não é o caso da sociedade brasileira na atualidade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s