25 Anos de Economia Brasileira

Gerson Gomes e Carlos Antônio Silva da Cruz realizam um extraordinário trabalho altruísta — com ausência de egoísmo — de compartilhar gratuitamente as melhores ilustrações gráficas de quase todos os temas relevantes para o conhecimento da Economia Brasileira Contemporânea:

VINTE E CINCO ANOS DA ECONOMIA BRASILEIRA – 2021

É leitura e análise obrigatória por todos economistas (e brasileiros) bem-informados. Ao analisar as tendências em longo prazo (1995-2020) e as oscilações cíclicas entre as Eras Neoliberal I (1995-2002), Social-Desenvolvimentista (2003-2014), Neoliberal II (2015-2020) ilustra por qual razão “o Brasil é… apenas Brasil“.

Sugiro todos compartilharem em suas redes sociais e recomendar: “os números falam por si só. Não brigue contra os números!”

Por exemplo, o gráfico abaixo na página 196 é um retrato do racismo no país ex-escravista. Mostra as faixas de rendimento mensal domiciliar per capita em 2018 distribuídas entre pessoas de cor branca e pessoas de cor preta ou parda.

Sua leitura é 13,5% dos negros e pardos situavam-se no primeiro decil até 10% dos rendimentos totais deles. No caso dos brancos, apenas 5,5% situavam-se nessa primeira faixa.

No outro extremo, 16,4% dos brancos estavam na faixa dos 10% maiores rendimentos deles, enquanto apenas 5% dos negros e pardos se situavam nessa faixa dos maiores rendimentos dos negros.

Nas faixas acima de 50% (mediana), estavam 63,8% dos brancos e 39,4% dos negros e pardos.

Este X é intolerável. Políticas Sociais ativas terão de ser usadas em um próximo governo social-desenvolvimentista a partir de 2023 para o País superar essa herança maldita do escravismo no século XXI!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s