Métodos de Análise Econômica V – 2021

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Instituto de Economia

CE-542 – MÉTODOS DE ANÁLISE ECONÔMICA V – Turma A – 2º semestre de 2021

Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa

Ementa: Método de Análise Econômica em Três Níveis de Abstração: Teoria Pura, Teoria Aplicada e Decisões Práticas. Instrumentos de Política Econômica em Curto prazo. Planejamento Econômico em Longo Prazo. Debate Público e Estudos de Casos.

Horário: segunda-feira e quarta-feira no mesmo horário (10:00-12:00).

Programa:

PARTE I – MÉTODOS DE ANÁLISE ECONÔMICA

1ª. aula – Apresentação do Curso de Métodos de Análise Econômica: Classificação de Economistas.

Fernando Nogueira da Costa – Métodos de Análise Econômica

2ª. aula – Metodologia do Pensamento Econômico: Três Níveis de Abstração; Dois Modelos de Aprendizagem de Economia (Hard Science e Soft Science); Decisões Práticas face a Conflito de Interesses: Divisão Metodológica ou Ideológica.

Fernando Nogueira da Costa. Metodologias em Economia: Apostila com Extratos de Traduções. outubro de 2020.

3a. aula – Métodos Racional-Dedutivo e Método Histórico-Indutivo: Idealismo ou Materialismo.

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 13.

I.1. Nível mais Abstrato: Teorias Puras

4a. aula – Teoria Pura: Ideias Ortodoxas

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 14.1.

5ª. aula – Teoria Pura: Ideias Heterodoxas

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 14.2.

I.2. Nível Intermediário Transdisciplinar (Reintegração da Realidade Antes Compartimentada entre Ciência Econômica e Ciências Afins): Teorias Aplicadas        

6a. aula – Economia Comportamental ou Psicologia Econômica

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 151. e 15.2

7a. aula – Economia Institucionalista ou Sociologia Econômica

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 15.3.

8a. aula – Economia Evolucionária ou Biologia Econômica

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 15.4.

9a. aula – Complexidade Transdisciplinar ou EconoFísica: Teoria Aplicada do Sistema Complexo-Financeiro; Fases do Ciclo de Endividamento.

Fernando Nogueira da Costa. Aprendizagem e Ensino de Economia. Blog Cidadania & Cultura; dezembro de 2020. Capítulo 15.5 e 15.6.

RAY DALIO. Tradução: Crise da Grande Dívida. 2019.

10a. aula – Da Complexidade Teórica às Decisões Práticas de Política Econômica 

Alternativas: Seminário de Avaliação da 1ª. Resenha do Curso e/ou Seminários da Parte II do curso com um relator/organizador de cada um dos debates.

PARTE II – POLÍTICA ECONÔMICA EM CURTO PRAZO

Fernando Nogueira da Costa. Política e Planejamento Econômico. Blog C&C, julho 2021

Fernando Nogueira da Costa. Política Econômica e Planejamento Volume I. julho 2021.

Fernando Nogueira da Costa. Política Econômica e Planejamento Volume II. julho 2021.

11a. aula – Instrumentos Básicos de Política Econômica em Curto Prazo para Combate à Inflação e Retomada do Crescimento da Renda e Emprego

12a. aula – Debate sobre Operação da Política Monetária

13a. aula – Debate sobre Jargão Profissional: Financês

14a. aula – Debate sobre Autonomia Relativa do Banco Central do Brasil

15a. aula – Debate sobre Moeda Digital e Soberania do Estado Nacional

16a. aula – Debate sobre Política de Juros e Câmbio

17a. aula – Debate sobre Política Anti-inflacionária

18a. aula – Debate sobre Política de Crédito

19a. aula – Debate sobre a Administração da Dívida Mobiliária e Mistura entre Política Monetária e Política Fiscal

20a. aula – Debate sobre Política Fiscal: Ajuste Fiscal ou Retomada do Crescimento

21a. aula – Debate sobre Reforma Fiscal: Reacionários contra Fim da Isenção Fiscal de Dividendos

PARTE III – PLANEJAMENTO ECONÔMICO EM LONGO PRAZO

22a. aula – Sistemas Econômicos Comparados: Economia Planejada; Economia Autogerida; Economia Dirigida pelo Estado; Socialismo de Mercado.

Fernando Nogueira da Costa. Socialismo. julho 2021. Capítulo 3.

23a. aula – Debate sobre Plano Biden: Socialismo de Mercado Chinês; Capitalismo de Estado Norte-Americano; Segunda Guerra Fria: Comercial e Tecnológica. 

Fernando Nogueira da Costa. Estudo do Plano Biden. Blog Cidadania & Cultura. abril 2021

24a. aula –   Fundamentos Teóricos do Plano Biden.

Fernando Nogueira da Costa. Estudo do Plano Biden. Blog Cidadania & Cultura. abril 2021

25a. aula – Revisionismo e Evolução Sistêmica: Propriedade Privada ou Propriedade Estatal; BHCN: Brasil – Haiti – Cuba – Noruega

Fernando Nogueira da Costa. Socialismo. julho 2021. Capítulo 5.

26a. aula – Alternância de Poder: Planejamentos versus Privatizações

Fernando Nogueira da Costa. Política e Planejamento Econômico. Blog C&C, julho 2021. Capítulo 7.1.

27a. aula –Planejamento Descentralizado; Agências Reguladoras Estatais; Teoria dos Leilões.

Fernando Nogueira da Costa. Política e Planejamento Econômico. Blog C&C, julho 2021. Capítulo 7.2.

28a. aula – Autonomia Financeira e Dependência Tecnológica: Financiamento em Longo Prazo; Debêntures de Infraestrutura Incentivadas; Venture Capital.

Fernando Nogueira da Costa. Política e Planejamento Econômico. Blog C&C, julho 2021. Capítulo 7.3.

29a. aula – Plano em Curto Prazo e Planejamento em Longo Prazo; Socialismo Realmente Existente versus Mercado Deficiente Existente; Planejamento Estatal e Mercado.

Fernando Nogueira da Costa. Política e Planejamento Econômico. Blog C&C, julho 2021. Capítulo 7.4.

30a. aula – Seminário final: apresentação oral e escrita de respostas individuais (impressas em duas páginas) às seguintes questões:

  1. ESTADO DA ARTE: Qual era o seu conhecimento sobre as Metodologias de Análise Econômica antes do curso?
  2. RESUMO DO CURSO: Descrição sumária do Método da Complexidade Econômica.
  3. AVANÇO: Quais foram as lições aprendidas no curso?
  4. CONTRIBUIÇÃO PESSOAL: Qual é sua avaliação do curso? Por que? Sugestões?

Avaliação: Em cada seminário, serão avaliadas as apresentações orais e em PowerPoint / Prezi dos resultados de pesquisas realizadas em planilhas de cálculo Excel / Power BI por grupos de alunos e as participações individuais no debate.

Média Final Ponderada: 1/3 para a avaliação da apresentação do seminário, 1/3 para a participação no debate e 1/3 para a avaliação escrita.

Bibliografia: postada com links no blog pessoal, aba “Cursos”: 

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s