Supremacia Branca dos EUA em Queda: 57,8%

Novos dados do censo dos EUA, divulgados no dia 12 de agosto de 2021, mostram a população branca diminuiu pela primeira vez na história na última década, com aumento significativo de pessoas autoidentificadas como multirraciais, hispânicas e asiáticas. O censo também mostrou o crescimento populacional continuou mais acelerado nos Estados do sul e no sudoeste.

Os dados ofereceram um retrato de uma nação cada vez mais diversificada. A população branca não hispânica, ainda continua sendo o maior grupo étnico, mas encolheu 8,6% ao longo da década e agora representa 57,8% da população dos EUA – a menor parcela já registrada.

As pessoas que se identificam como multirraciais aumentaram 276%, de 9 milhões em 2010 para 33,8 milhões em 2020. A Califórnia é o primeiro Estado americano a ter hispânicos como maior grupo étnico, com 39,4% da população, de acordo com os dados. No Texas, outro grande Estado, a população branca não hispânica era de 39,7%, apenas um pouco maior do que a população hispânica também com 39,3%.

Os números também oferecem novos detalhes sobre a desaceleração da taxa de crescimento populacional do país, para 7,4%, a mais baixa de qualquer período de 10 anos, exceto a Grande Depressão na década de 1930.

Mais da metade de todos os condados dos EUA perderam população de 2010 a 2020, segundo dados do censo, e quase todo o crescimento ocorreu nas áreas metropolitanas. Como nas últimas décadas, o sul e o oeste cresceram mais do que o meio-oeste e o nordeste.

Nova York, Los Angeles, Chicago, Houston e Phoenix são as cinco maiores cidades dos EUA. Entre as dez maiores, Phoenix foi a que cresceu mais rápido e empurrou a Filadélfia para a sexta posição.

Adiados por mais de quatro meses pela pandemia da covid-19, os novos resultados detalham a composição racial do país. Além de servir para redesenhar os distritos eleitorais, os dados também vão determinar como será distribuído o US$ 1,5 trilhão em gastos federais a cada ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s