Futuro do Emprego

Capa Futuro do Emprego

Embora a informatização tenha sido historicamente confinada a tarefas de rotina, envolvendo atividades baseadas em regras explícitas, algoritmos para big data estão entrando rapidamente em domínios dependentes de reconhecimento de padrões para substituir o trabalho em uma ampla gama de tarefas cognitivas não rotineiras.

Além disso, os robôs avançados estão ganhando sentidos e destreza aprimorados, permitindo-lhes realizar um escopo mais amplo de tarefas manuais. Tudo isso, provavelmente, mudará a natureza do trabalho em todos os setores e ocupações.

O ensaio “The Future of Employment: How Susceptible are Jobs to Computerisation?” de coautoria de Carl Benedikt Frey & Michael A. Osborne (September 17, 2013) tornou-se uma referência a respeito de consequências da 4ª. Revolução Tecnológica no mundo do trabalho. Talvez tornar-se-á um clássico lido por futuras gerações para verificar se suas previsões, de fato, aconteceram.

Por esta razão, fiz uma tradução de seus principais tópicos, mais curta em relação às 72 páginas do original, com finalidade didática: 

Fernando Nogueira da Costa. Tradução de Futuro do Emprego. setembro 2021

Os coautores fornecem evidências de salários e realização educacional exibirem uma forte relação negativa com a probabilidade de informatização. Há uma descontinuidade entre os séculos XIX, XX e XXI, no impacto do aprofundamento do capital sobre a demanda relativa por mão de obra qualificada. 

Enquanto as tecnologias de manufatura do século XIX substituíram amplamente a mão de obra qualificada por meio da simplificação de tarefas, a Revolução do Computador no século XX causou um esvaziamento dos empregos de renda média. No atual século XXI, há uma tendência de polarização do mercado de trabalho, com a informatização sendo mais confinada a ocupações exigentes de baixa qualificação e baixos salários

Enquanto a tecnologia avança, os trabalhadores de baixa qualificação necessitarão ser realocados para tarefas não suscetíveis à informatização, ou seja, tarefas com requerimento de inteligência criativa e social. Para eles ganharem essa corrida entre tecnologia e educação, terão de adquirir habilidades criativas e sociais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s