Transdisciplinaridade: Baixe o Livro

Este livro-resenha teria sido escrito a várias mãos, caso fosse resultante do encontro direto dos autores. Não sendo essa ambição possível, na realidade pessoal, embora possa ser imaginada, na realidade consensual, desenvolvi aqui minha atualização de leitura de livros recém-lançados, em inglês, e escrevi seus resumos para memorizar suas ideias principais. Fiz até certo ponto um esforço mais longo, face ao inicialmente pretendido, para obter esse trabalho cooperativo de juntar novas ideias na criação deste livrotexto de referência didática

Então, cada ideia apresentada aqui, nos distintos níveis de realidade onde se insere (realidade objetiva e realidade consensual, senão realidade pessoal), deve ser compreendida como fruto de uma criação coletiva – não é um trabalho autoral ou pessoal. A mistura consistente de ideias transdisciplinares gera criatividade.

Sob a forma de capítulos, fiz resumos das obras escolhidas, seja de autoria individual, seja de dupla de autores. Coerentemente com seu título, essa inteligência coletiva seria uma forma coerente de expressar o modo transdisciplinar de relacionamento e pensamento dos autores de áreas de conhecimento distintas: médica, física, de cientista de dados, tecnologia de informações, economia, etc. 

Após um Prefácio, escrito por mim, a Introdução baseia-se em resumo do livroTransdisciplinaridade: a Natureza Íntima da Educação Científica dos educadores João Bernardo da Rocha Filho, Nara Regina de Souza Basso & Regina Maria Rabello Borges. Foi lançado em Porto Alegre pela EDIPUCRS em 2015.

Do primeiro ao terceiro capítulo, eu resumi ideias e práticas possíveis de exportação da Medicina para Economia. Elas foram apresentadas no livro Economics as Anatomy: Radical Innovation in Empirical Economics, publicado por Edward Elgar Publishing Limited em 2019.

É resultante do esforço transdisciplinar de G.M. Peter Swann, Professor Emérito de Economia Industrial na Nottingham University Business School (UK). Seu objetivo é mostrar como as ideias essenciais de sua especialização, em Economia da Inovação, podem reconstruir a Economia como uma Ciência Empírica – e transdisciplinar.

O quarto capítulo responde à pergunta-chave: o que a Física e as Finanças têm em comum? A resposta curta de Volker Ziemann (Department of Physics and Astronomy, Uppsala University, Uppsala, Sweden), no livro Physics and Finance, lançado pela Springer no ano corrente (2021), é: ambos lidam com sistemas dinâmicos, portanto, estão sujeitos a forças externas aleatórias.

O quinto capítulo, para ser aproveitado em toda sua plenitude, necessitaria de eu possuir conhecimento de “informatiquês”, pois o “financês” eu compreendo razoavelmente. Irene Aldridge e Marco Avellaneda, no livro Big Data Science in Finance (Wiley; 2021), misturam tecnologia de informações e finanças. Resumi o referente à esta última e anunciei o novo desafio de conhecer Ciência de Dados.

Por fim, do capítulo sexto ao oitavo, resumi as ideias transdisciplinares de Pierre Massotte e Patrick Corsi, coautores do livro Complex Decision-Making in Economy and Finance, publicado por ISTE Ltd e John Wiley & Sons, no ano passado (2020). Foram confrontados com a Ciência da Complexidade, na IBM Europa, todas as vezes quando seu Grupo de Tecnologias Avançadas – o ATG Competency Center – teve de lidar com questões relacionadas ao gerenciamento e controle de sistemas complexos

Ao fim e ao cabo, eu a considerei entre todas a leitura mais apropriada para dar uma visão sistêmica do tema da transdisciplinaridade. Eu o estudei para compartilhamento do aprendido com a finalidade de socialização do conhecimento.

Download:

Fernando Nogueira da Costa – Transdisciplinaridade out 2021

2 thoughts on “Transdisciplinaridade: Baixe o Livro

  1. Caro professor Fernando, deixo meus imensos agradecimentos pelo serviço que presta, com seu blog. Sou professor (de português) e meu interesse crescente pela ciência econômica sempre esbarrou na dificuldade com os conceitos teóricos básicos e com as carências clássicas em matemática básica, que os oriundos de escola pública exibem, ainda mais um professor de português, ha ha ha! Posto isso, seus livros em pdf conseguem aumentar meu interesse, pois transmitem com elegância e didatismo o que para mim, até então, era impenetrável. estou até recomendando seu site para alunos meus.
    Muito obrigado por oferecer tanta cultura e humanismo a este país destroçado.
    Saudações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s