Maior Inflação em 20 Anos na Argentina: > 70%

A Argentina registrou em julho sua maior taxa mensal de inflação em 20 anos. Os preços ao consumidor aumentaram 7,4% em relação a junho, informou ontem o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

A taxa anual subiu para 71% em julho, o que põe a inflação argentina entre as mais altas do mundo e a aproxima de projeções de analistas, de que o índice de 2022 deve passar de 90%. Não se descarta a hipótese de a taxa chegar a três dígitos, diante da dificuldade do governo de Alberto Fernández de reconquistar a confiança de investidores, conter a fuga de dólares e reforçar reservas do Banco Central.

Em reação à alta dos preços, o Banco Central elevou sua taxa de juro de referência, em 9,5 pontos percentuais, para 69,5% ao ano. Apesar desse aperto, o juro real continua negativo na Argentina.

Em junho, a inflação tinha sido de 5,3%. De janeiro a julho, os preços acumulam alta de 46,2%. A taxa indica o desafio do país de cumprir a meta estabelecida no acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em março, de uma inflação anual inferior a 50%..

Segundo o Indec, os itens que mais pressionaram a taxa em julho foram recreação e cultura (13,2%), material de construção (10,3%), restaurantes e hotéis (9,8%) e alimentos e bebidas (6%).

“O índice de julho ficou dentro das expectativas – até mesmo dentro das estimativas preliminares mais baixas”, disse o economista Nicolás Alonzo, da consultoria argentina J. Ferrerés & Asociados. “A taxa foi muito afetada pela forte alta do dólar paralelo, que impactou principalmente os bens duráveis e de serviços”, explicou.

“A má notícia é que essa dinâmica se mantém em agosto”, prossegue Alonzo. “Nossa estimativa foi de 3% de alta para a primeira semana deste mês, com aumentos significativos de energia elétrica e materiais de construção. Só as tarifas de transporte subiram 40%”, disse, referindo-se ao reajuste autorizado pelo governo.

Para tentar conter a inflação, Fernández nomeou Sergio Massa, como superministro da Economia. Ele é o terceiro a assumir a pasta em menos de um mês.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s