O que Os Mercados querem?

A revista Carta Capital dessa semana publicou matéria sobre a crise européia e seu recente capítulo irlandês. A notícia em si não traz grandes novidades, mas há nela certo trecho bastante interessante. É que o economista irlandês, Kevin O’Rourke, publicou em seu blog artigo sobre os ajustes fiscais impostos à Europa, o texto foi intitulado de: “O que Os Mercados querem?“. Curioso é que ele recebeu muitas respostas para a pergunta que propôs. A mais interessante foi a de leitor anônimo.

Veja o que escreveu o sujeito: “Os ‘Mercados’ querem dinheiro para cocaína e prostitutas. Sério. A maioria das pessoas não percebe que ‘Os Mercados’ são, na realidade, compostos por recém-formados em Administração de 22 a 27 anos, que inventam furiosamente estratégias de compra e venda em planilhas de Excel, se reportam a chefes cinco anos mais velhos e, geralmente, têm a mentalidade e a inteligência de ginasianos. Um plano orçamentário de quatro anos não vai deixá-los satisfeitos. Daqui a quatro anos estarão fora do negócio ou promovidos a alguma posição na qual a Irlanda não lhes importará mais. Em vez de orçamento apropriado, o que o país pode fazer é subornar as agências de classificação de risco. Pão e circo para as massas, cocaína e prostitutas para O Mercado. Por que não explorar o fato de que o sistema é caótico e aético para fazer algum bem ao país em vez de levá-lo à falência no esforço para comprar BMWs novos para solteiros de 25 anos?”

O economista Paul Krugman comentou: “É o que eu chamo de verdadeira proposta de política – e melhor do que a maior parte do que passa por sabedoria nestes dias”.

Quem deu a resposta é um tanto ácido, embora aparente ser expert em Os Mercados. Você também acha que O Mercado é uma droga? Ou apenas putaria? Todas as respostas? Nenhuma delas?

Deixe um comentário