Rede de Apoio e Enriquecimento – Baixe o Livro

Neste livro digital aprofundo minha pesquisa sobre a transição histórica atualmente vivenciada. O projeto tem o objetivo de mostrar a emergência da riqueza a partir dos inter-relacionamentos entre pessoas físicas, classificadas em distintos estratos sociais e posicionamentos ideológicos e religiosos, e pessoas jurídicas e/ou instituições.

Partindo das redes da base da sociedade, constituída da maioria de pessoas pobres, edifico o complexo modo de sobrevivência e produção de valor adicionado ainda existente no país. Vivemos uma transição inconclusa desde um estágio personalizado ou familiar, análogo ao pré-capitalismo, para um pleno capitalismo, passando da troca de favores pessoais para a impessoalidade da troca de trabalho por dinheiro.

De maneira concomitante, o processo já iniciado de troca de papel-moeda por dinheiro digital e rastreável sinaliza uma esperada troca de riqueza imobiliária por riqueza financeira. Quando se desmobilizar aquela riqueza, provocado pelo fim do uso de dinheiro vivo em lavagem de dinheiro sujo, aumentará a potencialidade da alavancagem financeira, devido ao maior funding, isto é, maiores fontes de financiamento.

Começo o percurso em defesa dessa hipótese com dados e argumentos, no primeiro capítulo, com análise dos estratos sociais com diferentes cortes, realizados nos Perfis da Amostra nas recentes Pesquisas Eleitorais. Dessa análise conjuntural, partirei para conhecer mais estruturalmente o povo pobre brasileiro na contemporaneidade.

Aprofundarei a investigação, em seguida, com um resumo de informações úteis de uma pesquisa antropológica sobre “Mídias Sociais no Brasil Emergente”. Através dela mostrarei as relações entre religião e política nas camadas de baixa renda em busca de ascensão social.

No terceiro capítulo, resumirei alguns ensaios com reflexão sobre o fenômeno conhecido como “lulismo” e a razão do antipetismo. Luiz Inácio Lula da Silva sofreu perseguição política de um juiz comprovadamente parcial, inclusive por suas ações políticas posteriores, a ponto de as ações penais contra o ex-presidente terem sido anuladas pelo STF ao declarar a incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), por não se enquadrarem no contexto da operação Lava Jato.  A inocência de Lula foi atestada nas 26 vitórias judiciais, ou seja, em todos os processos contra ele, julgados por diferentes juízes.

No quarto capítulo, a resenha será sobre contribuições analíticas a respeito dos acontecimentos políticos ocorridos desde quando a direita “saiu do armário”, durante as passeatas de meados de 2013. Focalizarei o colapso da democracia no Brasil com a emergência do fascismo à brasileira e a decorrente guerra cultural.

Apresentarei, no quinto capítulo, o pano-de-fundo desta lamentável peça: o vale-tudo para a prosperidade pessoal e/ou familiar, a partir do estudo de caso da trajetória de um enriquecido clã. O chefe da família ingressou na carreira política profissional após ter sido um péssimo militar: era preso por disciplina e desonrava o Exército brasileiro até ser reformado.  

Proporei, então, rever conceitos e preconceitos, inclusive o da chamada “financeirização”, para fazer uma crítica construtiva, apresentando uma alternativa para solução do problema de fraude e lavagem de dinheiro. Será minha contribuição de economista ao atual debate público-eleitoral.

As palavras-chave para caracterizar essa reflexão serão pobreza, religião e riqueza. Para arrematar, elaborarei um possível cenário futuro a partir da dependência de trajetória do atual processo de transição econômico-financeira, monetária e demográfica.

Download gratuito do livro digital:

Fernando Nogueira da Costa – Rede de Apoio e Enriquecimento set 2022

8 thoughts on “Rede de Apoio e Enriquecimento – Baixe o Livro

  1. Pingback: A riqueza imobiliária no Brasil - A TERRA É REDONDA

  2. Pingback: A beleza da democracia - A TERRA É REDONDA

  3. Pingback: Contra o desumano - A TERRA É REDONDA

  4. Pingback: Cultura ou riqueza? - A TERRA É REDONDA

  5. Pingback: Nota sobre o patrimônio financeiro no Brasil - A TERRA É REDONDA

  6. Pingback: Que país é esse? - A TERRA É REDONDA

  7. Pingback: O processo de partidarização - A TERRA É REDONDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s