Análise da Complexidade via Consistência entre Fluxos e Estoques: Baixe o Texto para Discussão

A civilização humana é um sistema complexo e interconectado. Um sistema complexo é caracterizado por uma grande quantidade de componentes interdependentes e interativos entre si, resultando em comportamentos e padrões imprevisíveis ao apenas observar cada qual.

A civilização humana se torna um exemplo de um sistema complexo devido às seguintes razões, entre outras.

As pessoas estão interconectadas em redes sociais, econômicas e políticas. As ações de um grupo de pessoas em uma parte do mundo podem afetar outras partes do mundo.

Diversas culturas interagem e influenciam umas às outras, moldando a linguagem, a arte, a religião e outros aspectos da sociedade.

A civilização humana necessita de estar adequada ao ambiente natural. A maneira como os humanos utilizam os recursos naturais e afetam o meio ambiente é um exemplo de interdependência e complexidade.

As sociedades humanas são governadas por sistemas políticos e legais complexos, com leis, regulamentos e instituições capazes de regular quase todas as áreas da vida.

A globalização econômica é um sistema complexo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. As flutuações econômicas em um país dominante podem afetar outros países.

Questões globais, como mudanças climáticas, segurança cibernética, pandemias e migração em massa, demonstram a complexidade dos problemas enfrentados pela civilização humana no Planeta Terra.

As tecnologias modernas de comunicação e transporte tornaram o mundo mais interconectado diante do passado, permitindo as informações e as influências se espalharem rapidamente.

A complexidade da civilização humana significa, em síntese, mudanças ou eventos em uma área podem ter efeitos diretos ou indiretos em outras áreas, com consequências imprevisíveis em muitos casos. Daí a importância de uma abordagem transdisciplinar para entender e lidar com os desafios globais e sociais.

A questão-chave colocada aos economistas diante desse “novo mundo” muito mais complexo é: como lidar com ele de modo a abarcar o todo e ponderar as partes de maneira compreensível aos demais analistas? Neste Texto para Discussão, particularmente, buscarei resposta à pergunta: a abordagem de fluxos e estoques é apropriada para a análise da economia como um componente de um sistema complexo?

Para transformar complexidade em simplicidade, buscarei descobrir o que há de comum entre as finanças pessoais, corporativas, públicas, bancárias e internacionais. Embora as finanças de pessoas, empresas ditas não-financeiras, governos, bancos e no exterior da economia nacional sejam comumente tratadas como áreas financeiras distintas, há algumas características e conceitos comuns como mostrarei.

Baixe e leia o Texto para Discussão:

Fernando Nogueira da Costa – Análise de Complexidade via Consistência entre Fluxos e Estoques – out 2023

Deixe um comentário