Homenagem ao Cesar Locatelli, meu Amigo

Estou consternado com a morte do meu amigo César Locatelli. Tive o prazer de conhecê-lo em lives durante a pandemia. Conversamos através de Whatsapp, cada qual elogiando e estimulando o trabalho do outro. Nossos poucos encontros presenciais — ele morava em São Paulo, eu em Campinas — foram muito agradáveis. Abaixo o registro do posterior ao lançamento do livro em homenagem ao Professor Carlos Lessa, para o qual ele me convidou a escrever um capítulo e fazer sua apresentação em palestra-debate na PUC-SP em 25 de outubro de 2003.

No fim do mês passado, ele me enviou o texto abaixo, o qual compartilho para leitura dos meus seguidores. Demonstra sua fluência escrita, seu pluralismo e seu rigor acadêmico.

César Locatelli – Acumulação primitiva e o pesquisador em Marx

Ele o resume da seguinte forma.

“Por que mais um artigo sobre a acumulação primitiva como tratada por Marx no capítulo XXIV do livro 1 de O Capital? A razão primeira é acreditar que a a contribuição de Marx para compreensão da nossa sociedade ainda é pouco conhecida e que a construção de um texto com uma estrutura e uma linguagem diferentes bem como com algumas informações sobre o modo marxiano de pesquisar e expor seus resultados poderia ter algum papel positivo no processo de divulgação.

Iniciamos com um diálogo fictício entre dois personagens fictícios: Adão Ferreiro e Carlos Marques. O diálogo tenta introduzir a contraposição entre a abordagem de Adam Smith e dos economistas liberais e a visão de Marx sobre o tema da acumulação primitiva.

Segue-se uma seleção de passagens comentadas julgadas essenciais do capítulo. A terceira parte é composta por 8 diferentes autores que comentaram ou ampliaram a discussão sobre a acumulação primitiva. Por fim, fechamos com a interpretação de alguns aspectos do método usado por Marx em sua exposição.” 

Sentirei muito sua falta…

Deixe um comentário