Livro para Download Gratuito: Ensino de Economia na Escola de Campinas – Memórias

O ensino de Economia na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas está comemorando seus 50 anos. Em homenagem, como ex-aluno da segunda turma do Mestrado, iniciada em 1975, e professor contratado desde 1985, escrevi minhas Memórias a respeito de seu ensino. São memórias da formação de uma corrente de pensamento socioeconômico brasileiro.

ApresentaçãoDownload em epub ou pdf no Portal do IE-UNICAMP

Baixe o livro em pdfEnsino de Economia na Escola de Campinas

Estas memórias constituem uma autobiografia intelectual, configurando-se como uma narrativa simultaneamente reflexiva, didática e pessoal. Adoto a forma de um relato analítico e crítico, dando conta do meu desenvolvimento como aluno e professor nos aspectos didático e científico, tendo como base os estudos e as pesquisas realizados mais recentemente em Economia. Recordo os acontecimentos mais marcantes da minha trajetória acadêmico-profissional no IE-UNICAMP.

Em forma de um roteiro, no primeiro capítulo, “Era uma vez”, apresento a partição da realidade entre Ciência Econômica e Ciências Afins: Política, Sociologia e Psicologia.

No segundo, “Todos os dias”, comparo a formação doutrinária e compartimentada de economistas em graduação ortodoxa com o autodidatismo heterodoxo.

O ponto de ruptura é visto no terceiro, “Até que em certo dia”, quando tive aulas com meus mentores – Antônio Barros de Castro, Maria da Conceição Tavares e Carlos Lessa – na pós-graduação, entre outros notáveis professores.

Por causa disso”, no quarto capítulo, insiro a Escola de Campinas na linhagem do pensamento econômico brasileiro e explico a evolução de ideias em série de gerações.

Finalmente”, no quinto e último capítulo, o leitor encontrará uma breve história do desenvolvimento mundial através de uma programação de filmes. Narro minha experiência de ensino multidisciplinar através tanto da arte cinematográfica como na pesquisa de temas econômicos em música popular brasileira.

Os anexos dos capítulos, desde o Manifesto da Tropicalização Antropofágica Miscigenada até o Manifesto Pós-Autista: Carta Aberta dos Estudantes aos Responsáveis pelo Ensino de Economia, passando pelo Diagnóstico dos Cursos de Economia e da Profissão no Brasil, podem interessar os leigos, os estudantes e os economistas no exercício da profissão.

Favor baixar o livro em epub ou pdf, e fazer a gentileza de encaminhar os links para sua rede de relacionamentos. E boa leitura!

O livro é digital, gratuito e está disponível nas versões E-PUB e PDF. Mais informações pelo link https://goo.gl/Nf74me

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s