Métodos de Análise Econômica 2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Instituto de Economia

CE-542 – MÉTODOS DE ANÁLISE ECONÔMICA V

2º semestre de 2017

Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa

Ementa: Métodos e Instrumentos de análise de conjuntura econômica. Indicadores de instituições nacionais e multilaterais. Conhecimento de fontes de informações e uso de banco de dados. Busca da simplicidade em complexidade de grandes planilhas Excel. Treinamento em Office: Cursos à Distância. Uso de Power BI. Apresentação em Slides do Google, Prezi, ou Infogram-Prezi dos resultados de pesquisas empíricas: organização conceitual de dados e informações.

Horário: segunda-feira e quarta-feira no mesmo horário (8:00-10:00). Reservada a Sala IE-12.

Bibliografia:

Fernando Nogueira da Costa – Ensino e Pesquisa em Economia

TDIE 261 Economia Interdisciplinar

TDIE 263 Arte da Economia

Programa:

PARTE I: MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA

1a. aula –  Apresentação do Programa

Conversa com Fernando Nogueira da Costa – Economia da Felicidade e da Boa Vida

2a. aula — Palestra sobre Pensamento Econômico Brasileiro

FERNANDO COSTA – Pensamento Econômico Brasileiro – 01.09.2016

Fernando Nogueira da Costa – Apresentação no XXXI Congresso da ANGE – 06-10-2016

Fernando Nogueira da Costa – Formação do Economista no Brasil Contemporâneo

3a. aula – Métodos de Partição da Realidade entre Ciência Econômica e Ciências Afins: Política, Sociologia e Psicologia.

Aula 1 – Métodos de Partição da Realidade

4a. aula – Economia Comportamental: Indivíduos e Sociedade. Holismo versus Individualismo Metodológico.

Aula 2 – Dependência de Trajetória – Indivíduos e Sociedade

5a. aula —  Métodos Abstrato-Dedutivo e Histórico-Indutivo: Métodos dos Racionalistas e Empiristas. Metodologia Econômica em Três Níveis de Abstração. Evolução de Correntes do Pensamento Econômico.

Aula 3 – Métodos Racionalistas e Empiristas

6a. aula – Decisões Microeconômicas (decisões de preços face a custos, estrutura de mercado, lucro, etc. –; decisões de produção; decisões de gastos em consumo, investimento e gasto governamental; decisões de exportação ou importação, tomada de empréstimos internacionais ou pagamento de dívidas, etc.) e Resultantes Macroeconômicas (inflação; desemprego; ciclo e tendência do crescimento em longo prazo; déficit no balanço de pagamentos e crise cambial).

Aula 4 – Separação entre a Micro e o Macro

7a. aula – Economia da Complexidade: Interações das Decisões e/ou Componentes de um Sistema Complexo

Aula 5 – Agenda de Pesquisa em Economia da Complexidade

8a. aula – Da Complexidade Teórica às Decisões Práticas de Política Econômica Democrática

https://www.gapminder.org

Tutorial do Gapminder elaborado por Gabriela Rocha

Tutorial da Aba Visual do Gapminder elaborado por Carolina Mendonça

http://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/

Aula 6 – Da Complexidade Teórica às Decisões Práticas de Política Econômica Democrática

9a. aula – Variáveis-Instrumentos (Política Fiscal e de Tarifas, Política Monetária e de Juros, Política Cambial e de Controle de Capital) e Variáveis-Metas (Desemprego e Renda do Trabalho, Inflação e Renda do Capital, Balanço de Pagamentos): Regras ou Ações Discricionárias

Aula 7 – Variáveis-metas e variáveis-instrumentos da política econômica de curto prazo

PARTE II: ECONOMIA APLICADA E USO DE INDICADORES MACROECONÔMICOS

10a. aula – Planejamento do Trabalho de Pesquisa em Grandes Planilhas

Ciência dos Dados ou Big Data

Porque a Informação cresce: a Evolução da Ordem de Átomos à Economia

Como a Estatística perdeu seu Poder

O que fazemos com todos esses dados importantes? 

Três Modos de Identificar uma Estatística Ruim 

11a. aula – Treinamento em Planilhas de Cálculo (organização conceitual de dados e informações) e Apresentação Oral dos Resultados de Pesquisas Empíricas.

Treinamento em Office: Cursos à Distância.

Uso de Power BI

Apresentação em Slides do Google ou Prezi

12a. aula – Pesquisa sobre condições macroeconômicas domésticas com abordagem estruturalista das Contas Nacionais (oferta agregada: estrutura produtiva; nível de utilização da capacidade produtiva; nível de escolaridade da força de trabalho; nível de emprego; produtividade; custo unitário do trabalho; demanda agregada: consumo das famílias; gastos governamentais; formação bruta de capital fixo; absorção interna e exportações líquidas; vendas ao varejo; endividamento e confiança dos consumidores)

Ministério da Fazenda: Economia Brasileira em Perspectiva

IBGE: Downloads de Estatísticas do IBGE

IBGE: Notas Metodológicas da Nova Série do Sistema de Contas Nacionais

Plataforma Visual On-line: DataViva

IPEA: IPEADATA

MIDC: Desenvolvimento

Ministério do Trabalho e Emprego: Portal CAGED

Bradesco: Download de Apresentação Institucional

Itaú-BBA: Análises Econômicas

13a. aula – Apresentação e Debate

14a. aula – Pesquisa sobre dos Juros sobre Dívida Pública e Política Fiscal (dívida mobiliária federal; dívida líquida e bruta do setor público; necessidade de financiamento do setor público; carga tributária; estrutura tributária: regressividade X progressividade)

Ministério da Fazenda: Apresentações do Ministério da Fazenda

Secretaria do Tesouro Nacional: Dívida Pública / STN – Estatísticas de Finanças Públicas

Banco Central do Brasil: Política Fiscal

Banco Central do Brasil: Indicadores Econômicos

Carga Tributária no Brasil: 1995 a 2014

Dados, Informações e Gráficos Setoriais 2009 a 2013:  Tabelas e Gráficos

SRF: Estudos Fiscais e Dados Estatísticos: Estudos e Dados

Brasil – Fatos e Dados: Brasil – Fatos e Dados

15a. aula – Apresentação e Debate

Exemplo: Apresentação sobre Finanças Públicas – Guilherme Araújo Prado

16a. aula –   Pesquisa sobre Impacto da Política Monetária de Juros em Agregados Monetários, Operações de Crédito e Inflação:

Banco Central do Brasil: Relatório da Inflação

Banco Central do Brasil: Livro 10 Anos de Metas para Inflação no Brasil: 1999-2009

Banco Central do Brasil: Política Monetária e Operações de Crédito

Banco Central do Brasil: Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS)

17a. aula – Apresentação e Debate

18a. aula – Pesquisa sobre Impacto dos Juros no Sistema Bancário, no Sistema de Pagamentos Brasileiro, na Organização do Sistema Financeiro Nacional e na Inclusão Financeira:

Indicadores Bancários (Apresentação em Prezi)

Banco Central do Brasil: Estatísticas sobre o Sistema Financeiro Nacional

Banco Central do Brasil: Relatório de Estabilidade Financeira

Banco Central do Brasil: Relatório de Economia Bancária e Crédito

Banco Central do Brasil: Sistema de Pagamentos Brasileiro

Banco Central do Brasil: Inclusão Financeira

Banco Central do Brasil: 50 Maiores Bancos e Consolidado do Sistema Financeiro Nacional

Banco do Brasil: Relações com Investidores

Caixa: Balanços e Demonstrativos

Itaú: Relações com Investidores

Bradesco: Relações com Investidores

Santander: Relações com Investidores

BNDES: Estatísticas Operacionais do BNDES

BNDES: Estudos e Publicações

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/index.html

19a. aula – Apresentação e Debate

20a. aula –  Pesquisa sobre Impacto do Juros em Riqueza Financeira e Desigualdade Social:

PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: PNAD 2015

IBGE: Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2015

ANBIMA: Consolidado Histórico de Fundos de Investimento; Private Banking; Séries Históricas; Varejo

Índice FIPE-ZAP

Censo da Educação Superior 2014

Desigualdade Social e Mobilidade Econômica

Erradicação da Miséria no Brasil

Década Inclusiva: Desigualdade, Pobreza e Políticas de Renda

Queda da Pobreza e da Desigualdade da Renda do Trabalho no Governo Lula

Grandes Números das Declarações do Imposto de Renda das Pessoas Físicas: 1999 a 2016

21a. aula – Apresentação e Debate

22a. aula – Pesquisa sobre Impacto dos Juros em Lucros e Dividendos, Mercado de Ações e Finanças Corporativas:

CVM: www.cvm.gov.br

BM&FBovespa: BM&Fbovespa

ANBIMA: Informações Técnicas e Estatísticas sobre Fundos de Investimento Financeiro

ABRAPP: Portal dos Fundos de Pensão

ViverSeguro: Portal da Previdência Privada

MPS: Estatísticas da Previdência Social

CEMEC: Estudos, Pesquisas e Indicadores Financeiros do CEMEC

Governança Financeira, Sistema Bancário e Instabilidade Financeira no Brasil: Pesquisa de Felipe Rezende

Júlio Sérgio Gomes de Almeida et alii – TDIE-281 – Fragilização Financeira das Empresas Não-Financeiras no Brasil Pós-Crise

23a. aula – Apresentação e Debate

24a. aula –   Pesquisa do Impacto dos Juros sobre Aluguéis, Mercado Imobiliário e Riqueza Imobiliária:

Índice FIPE-ZAP

25a. aula – Apresentação e Debate

26a. aula – Pesquisa sobre Impacto dos Juros em Câmbio, Relações Comerciais e Financeiras Externas:

CAENI: Centro de Estudos das Negociações Internacionais

Banco Central do Brasil: Setor Externo

Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio – MIDC: Estatísticas de Comércio Exterior

Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX: FUNCEX

Word Trade Organization (WTO) ou Organização Mundial do Comércio (OMC)

Correlação entre Termos de Troca e Preços Internacionais de CommoditiesCorrelação entre Termos de Troca e Preços Internacionais de Commodities

Efeitos dos Termos de Troca sobre a Taxa de Câmbio Real no Brasil: Efeitos dos Termos de Troca sobre a Taxa de Câmbio Real no Brasil

Mudanças Recentes no Passivo Externo Brasileiro: Mudanças Recentes no Passivo Externo Brasileiro

Remessas de Lucros e Dividendos: Remessas de Lucros e Dividendos

Evolução dos Indicadores de Sustentabilidade Externa: Evolução dos Indicadores de Sustentabilidade Externa

Indicadores de Sustentabilidade Fiscal e Externa: Indicadores de Sustentabilidade Fiscal e Externa

Agência Nacional do Petróleo

Instituto Brasileiro de Petróleo

International Energy Agency

U.S. Energy Information Administration (EIA)

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ou pelo seu nome em inglês, OPEC – Organization of Petroleum Exporting Countries

Investimento Brasileiro Direto no Exterior: Investimentos Brasileiros Diretos no Exterior

Banco Central do Brasil: Série Histórica do Balanço de Pagamentos

http://prezi.com/xwdpozefmn9s/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Fundo Monetário Internacional: FMI, especialmente SDDS

CIA – The World Factbook: CIA – The World Factbook

FMI – Fundo Monetário Internacional: IMF Data and Statistics

Banco Mundial: Data The World Bank

Gapminder for a fact-based world view: Gapminder for a fact-based world view

Efeito Riqueza nos Estados Unidos: Efeito Riqueza nos Estados Unidos

LIS – Luxembourg Income Study: Cross-National Data Center

European Statistics: Eurostat Home

IBGE: Estatística Conjunta do Brasil, Rússia, Índia e China

http://prezi.com/-fcquttbb6h0/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

27a. aula – Apresentação e Debate

28a. aula – Pesquisa sobre Impacto dos Juros sobre Salário, Emprego e/ou Mercado de Trabalho:

DADOS NACIONAIS DA RAIS:

  1. Nota Técnica
  2. Consolidado Tabelas
  3.  Principais Resultados
  4. Apresentação
  5. Síntese Brasil
  6. Rais Município Setor

Salariômetro

IBGE: SIS 2016

IBGE: PNAD 2015

IBGE: PNAD Contínua agosto-outubro de 2016

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua_mensal/

IBGE: Séries Estatísticas & Séries Históricas

IBGE: Indicadores, População, Economia, Geografia

IBGE: Banco de Dados Agregados – SIDRA: Sistema IBGE de Recuperação Automática

ANPOCS: Consórcio de Informações Sociais (CIS)

CEM: Centro de Estudos da Metrópole

29a. aula –Apresentação e Debate

30a. aula – Seminário final: apresentação oral e escrita de respostas individuais (impressas em duas páginas) às seguintes questões:

  1. ESTADO DA ARTE: Qual era o seu conhecimento sobre as Metodologias de Análise Econômica antes do curso?
  2. RESUMO DO CURSO: Descrição sumária do Método de Análise Computacional da Complexidade Econômica.
  3. AVANÇO: Quais foram as lições aprendidas com os resultados das pesquisas e as apresentações realizadas?
  4. CONTRIBUIÇÃO PESSOAL: Qual é sua avaliação do curso? Por que? Sugestões?

Avaliação: Em cada seminário, serão avaliadas as apresentações orais e em PowerPoint / Prezi dos resultados de pesquisas realizadas em planilhas de cálculo Excel / Power BI por grupos de alunos e as participações individuais no debate.

Média Final Ponderada: 1/3 para a avaliação da apresentação, 1/3 para a participação no debate e 1/3 para a avaliação escrita.

Bibliografia: postada com links no blog https://fernandonogueiracosta.wordpress.com

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