UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ECONOMIA
CURSO DE GRADUAÇÃO
CE908 (catálogo até 2009) / CE858 (catálogo a partir de 2010) – TÓPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA III – “ECONOMIA NO CINEMA” (ELETIVA)
Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa
Objetivo: delinear uma alternativa ao ensino tradicional de Economia via livro-texto: usar filmes para aplicar conhecimento econômico em suas interpretações. O documentário é um meio visual e de áudio poderoso e atraente para a transmissão de informações. Complexos e, por vezes, intrigantes conceitos econômicos podem ser mais facilmente digerido por alunos cinéfilos. Eles se beneficiam de exemplos retirados de filme para ilustração de temas cuja análise pode ser reforçada através de discussão em classe. Conceitos podem ser introduzidos com de leitura de livros, reforçados através do cinema e, em seguida, fixados através de discussão. A intuição e a imaginação dos alunos estão envolvidos nesse processo por meio da ação de relacionar os conceitos que aprenderam, lendo ou assistindo aulas/palestras, com a “vida no mundo real” retratada de maneira artística nos filmes. Assim estimulados, os alunos se moverão em direção à apropriação intelectual do tema apresentado, o que implicará em retenção mental, em longo prazo, de conceitos econômicos.
Programa e Bibliografia: TDIE 252 Era Uma Vez, O Mundo (guia didático)
Horário: terça-feira (21:00-23:00) e quinta-feira à noite (19:00-21:00).
- Apresentação da proposta do curso
Cena inicial de: 2001: Uma Odisséia no Espaço
Aula a respeito de roteiros de filmes e comportamentos instintivos ou racionais dos personagens.
Economia no Cinema: Experiência com Interdisciplinaridade (guia didático)
PARTE I: EVOLUÇÃO HUMANA (documentários)
2.: A Guerra do Fogo (1981) – 1:35:46
AULA 1 – Economia na Pré-História
Desenvolvimento do Cérebro Humano
- Por que Existem “Vencedores” e “Perdedores”? Uma Explicação Ambientalista
Documentário em DVD duplo da National Geographic, baseado no livro: DIAMOND, Jared. Armas, Germes e Aços: Os Destinos das Sociedades Humanas. Apresentação do Vol. 1: Saindo do Jardim do Eden: razões do sucesso europeu encontradas 13.000 anos, quando a agricultura e a pecuária começaram a se desenvolver na geografia privilegiada do “Crescente Fertil” no Oriente Médio / Conquista: Por que 168 conquistadores espanhois derrotaram um exército de 80.000 soldados do Império Inca no Peru? — 106 min – 1h:46min
Armas, Germes e Aço: Os Destinos das Sociedades Humanas
- Apresentação do segundo DVD e Debate do Livro: DIAMOND, Jared. Armas, Germes e Aços: Os Destinos das Sociedades Humanas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001, original de 1997. Apresentação do Vol. 2: Entre os Trópicos: apesar da Geografia ter favorecido ao desenvolvimento europeu, quando os conquistadores enfrentaram o clima tropical encontraram dificuldades inesperadas na África, continente pleno de recursos naturais, mas ainda é o mais pobre do planeta. Por que? — 53 min
Debate do Livro: DIAMOND, Jared. Armas, Germes e Aços: Os Destinos das Sociedades Humanas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001, original de 1997. Leitura básica: Cap. 1, 4 e 5.
Leitura Complementar: DIAMOND, Jared. O Terceiro Chimpanzé: A Evolução e o Futuro do Ser Humano. Rio de Janeiro: Record, 2010. pp. 430.
O Terceiro Chimpanzé: A Evolução e o Futuro do Ser Humano I; O Terceiro Chimpazé II; O Terceiro Chimpanzé III
AULA 2- Leis de Movimento da Economia das Sociedades Humanas
- ASCENSÃO E QUEDA DE IMPÉRIOS – IDADE MÉDIA – RENASCIMENTO
Filme: Conquista Sangrenta (1985; Paul Verhoeven – 97 min)
Sugestões de filmes: Spartacus (1960; Stanley Kubrick) / Roma (série da BBC-HBO- RAI) / Gladiador (2000; Ridley Scott) / O Incrível Exército de Brancaleone (1966; Mario Monicelli) / O Senhor da Guerra (1965) / Robin Hood (2010; Ridley Scott) / Joana d’Arc (1957; Otto Preminger; roteiro de Graham Greene, baseado na peça teatral de Bernard Shaw; 110 min) / O Sétimo Selo (1957; 96 min; Ingmar Bergman) / Lutero (2003; 1h52min) / Giordano Bruno (1973; Giuliano Montaldo – 114 min)
AULA 3 – Economia na Antiguidade – Queda dos Impérios
- Apresentação de Grupo de Alunos — Seminário – Ascensão e Queda dos Impérios – Idade Média e Renascimento –, debatendo os livros:
KEYNNEDY, Paul. Ascensão e Queda das Grandes Potências: Transformação Econômica e Conflito Militar de 1500 a 2000. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1989. 675 páginas. Introdução, Cap. 1, 3 e 8.
Ascensão e Queda das Grandes Potências
LE GOFF, Jacques. A Idade Média e o Dinheiro. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira; 2014. 256 páginas.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Vol. I: Uma História dos Costumes. Vol. 2: Formação do Estado e Costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; 1995.
Processo Civilizador: de Guerreiros a Cortesãos
Processo Civilizador: Revolução Econômica
PINKER, Steven. Os Anjos Bons da Natureza: Por Que A Violência Diminuiu. São Paulo: Companhia das Letras; 2013.
Os Anjos Bons da Nossa Natureza
Veja sua palestra no TED:
GREENBLATT, Stephen. A Virada: O Nascimento do Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras; 2012.
A Virada: O Nascimento do Mundo Moderno
Pinsky, Jaime e Pinsky, Carla Bassanezi (org.). História da Cidadania (6a. ed.). São Paulo; Contexto; 2013. 573 páginas.
Hebreus: Profetas Sociais Como Porta-Vozes do Deus da Cidadania
Cidadania em Cidades-Estado da Antiguidade Clássica
Aula 4 – Economia Medieval e Civilização Europeia
Outros posts em: História das Nações / História das Religiões / História Geral
- CIVILIZAÇÃO
Documentário Civilização: Ocidente X Oriente. Cap. 1 – Competição – 0:50min
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate dos Capítulos: FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 2012. Prefácios e Introdução – pp. 9-44, Cap. 1 – Competição – pp. 45-77, e Conclusão: os Rivais – pp. 345-376
Civilização: Ocidente X Oriente
Teorias dos Ciclos de Civilização
Capitalismo: Surgimento Tardio
Era das Grandes Navegações: Competição
- Documentário Civilização: Ocidente X Oriente. Cap. 2 – Ciência – 0:50min
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate do Capítulo: FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 2012. Cap. 2 – Ciência – pp.78-126
Relação entre Religião e Ciência
- Documentário Civilização: Ocidente X Oriente. Cap. 3 – Propriedade – 0:50min
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate do Capítulo: FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 2012. Cap. 3 – Propriedade – pp. 127-174
Colonização das Américas e Direito à Propriedade
- Documentário Civilização: Ocidente X Oriente. Cap. 4 – Medicina – 0:50min
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate do Capítulo: FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 2012. Cap. 4 – Medicina – pp. 175-234
- Documentário Civilização: Ocidente X Oriente. Cap. 5 – Consumo – 0:50min
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate do Capítulo: FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 2012. Cap. 5 – Consumo – pp. 235-301
Revolução Industrial e Sociedade de Consumo em Massa
As Pessoas Em Primeiro Lugar: Identidades e Identificações
- Documentário Civilização: Ocidente X Oriente. Cap. 6 – Ética do Trabalho – 0:50min
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate do Capítulo: FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 2012. Cap. 6 – Ética do Trabalho – pp. 302-344
Antecedentes Hobbesianos e as Eras das Dinastias e Religiões
Três Correntes na Era da Soberania
Ideologias Contra-Iluministas e as Eras do Nacionalismo e da Ideologia
A Ética do Capitalismo e o Espírito do Protestantismo
Civilização: Ascensão Lenta, Queda Súbita
Parte II – ECONOMIA NA ERA DAS REVOLUÇÕES (Dramas Históricos)
- – REVOLUÇÃO INGLESA
Filme: Razão e Sensibilidade (1996; 2h15min; Ang Lee)
Sugestões de Filmes: O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966; 120 min; Fred Zinnemann) / Cromwell (1970) / As Loucuras do Rei George (Nicolas Hytner) / Outros filmes baseados na obra de Jane Austen: Orgulho e Preconceito e Mansfield Park [Palácio de Ilusões] / Downton Abbey (série inglesa no Netflix) / Oliver Twist (1948; David Lean) e (2005; Roman Polanski)
Razão e Sensibilidade ou Orgulho e Preconceito face à Herança
- Seminário sobre Revolução Inglesa: Transição Monarquia Absolutista – Parlamentarista (Conquista dos Direitos Civis); Guerra Civil; Revolução Gloriosa; Revolução Industrial; Era Georgiana; Era Vitoriana; Império Britânico.
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate da 3a. parte do Livro:
PIKETTY, Thomas. O Capital no Século XXI. Rio de Janeiro; Intrínseca; 2014. Terceira Parte: A Estrutura da Desigualdade – pp 231-455; especialmente: Capítulo 11 – Mérito e Herança no Longo Prazo (pp. 368-418)
Revolução Inglesa: Cidadania Liberal
Revolução Inglesa: Respeito aos Direitos dos Indivíduos
Revolução Inglesa: De Súditos A Cidadãos Eleitores
Seminário sobre Revolução Inglesa
Pesquisar posts com “palavra-chave”: Thomas Piketty
- REVOLUÇÃO AMERICANA
Filme: Jazz (2000; doze episódios de 60 min – 30 min dos 4 primeiros; Ken Burns)
Sugestões de Filmes: O Último dos Moicanos (1992; 2h02min ) / Revolução (1985; 2h06min) / O Patriota (com Mel Gibson) / Lincoln (2012; 2h30min; Steven Spielberg) / Um Homem Chamado Cavalo (Elliot Silverstein) / Dança com Lobos (Kevin Costner) / Era uma Vez no Oeste (Sergio Leone) / Amistad (Steven Spielberg) / Django Livre (Quentin Tarantino) / 12 Anos de Escravidão (Steve McQueen) / Tarde Demais (The Heiress; ref. ~1850; 1h55min) / Soberba (The Magnificent Ambersons; ref. ~1873; 1949; Orson Welles) / Sangue Negro (Paul Thomas Anderson) / Gangues de Nova York (2003; 2h47min; Martin Scorsese) / O Nascimento de uma Nação (1915; D. W. Griffith) / Vinhas da Ira (1940; 128 min; John Ford) / Noite dos Desesperados / O Poder Vai Dançar / Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
- Seminário sobre Revolução Americana: Individualismo e Liberalismo (Conquista dos Direitos Políticos); Guerra da Independência; Guerra Civil; Guerras Mundiais; Crise de 1929; Crise de 2008.
CHANG, Ha-Joon. Chutando a Escada: A Estratégia do Desenvolvimento em Perspectiva Histórica. São Paulo: Editora Universidade Estadual de São Paulo; 2004.
MORAES, Reginaldo & PAULA E SÍLVIA, Maitá. O Peso do Estado na Pátria do Mercado: Os Estados Unidos como País em Desenvolvimento. São Paulo: Editora Unesp; 2013: 83 páginas.
TREBAT, Nicholas Miller. O Departamento de Guerra e o Desenvolvimento Econômico Americano: 1776-1860. RJ: Tese de Doutoramento IE-UERJ, s/d.
Revolução Americana: Estados Unidos, Liberdade e Cidadania
Cidadania Norte-Americana: Inclusiva Para Alguns E Excludente Para Muitos
Da Hegemonia Europeia À Hegemonia Norte-Americana
O Peso do Estado na Pátria do Mercado: Os Estados Unidos como País em Desenvolvimento
Políticas de Desenvolvimento da Infraestrutura por Governos dos Estados Unidos da América
Mudanças Estruturais dos Estados Unidos no Século XIX
Sociedade Norte-Americana: Urbano-Industrial e Financeira
O Departamento de Guerra e o Desenvolvimento Econômico Americano: 1776-1860: Resenha
Relação entre o Estado e o Desenvolvimento Econômico Americano
Departamento de Guerra e Desenvolvimento Americano 1776-1860 Tese de Nicholas Trebat UFRJ
- REVOLUÇÃO FRANCESA
Filme: Regra do Jogo (1939; 110 min; Jean Renoir)
Sugestões de Filmes: Joana D’Arc (1957; Otto Preminger/Graham Greene/ Bernard Shaw – 110 min) / Ligações Perigosas (Stephen Frears) / A Queda da Bastilha (1935) / Danton, o Processo da Revolução (Andrzej Wajda) / Morte ao Rei (2003, com Tim Roth) / A Inglesa e o Duque (2001; Eric Rohmer) / Casanova e a Revolução (1982; Ettore Scola) / Napoleão (1929; Abel Gance) / Napoleão (minissérie de 2002; Yves Simoneau) / Guerra e Paz (King Vidor) / Germinal (Claude Berri, com Gérard Depardieu) / Madame Bovary (1991; 137 min; Claude Chabrol) / A Grande Ilusão (1937; 114 min; Jean Renoir)
- Seminário sobre Revolução Francesa: Conquista dos Direitos Humanos
Pinsky, Jaime e Pinsky, Carla Bassanezi (org.). História da Cidadania (6a. ed.). São Paulo; Contexto; 2013. 573 páginas.
Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade Como Metas Coletivas
Ideias Socialistas Que Romperam Fronteiras
- UNIFICAÇÕES ALEMÃ E ITALIANA
Filme: Lili Marlene (1981; 120 min; Rainer Werner Fassbinder) — Obs.: Em “Lili Marlene“, os indivíduos tornam-se vítimas menos de um grande complô do que das próprias escolhas. O encantamento das massas ocorre via estética do espetáculo popular. A idolatria leva a se apaixonar pela própria imagem no espelho. Fassbinder revela mecanismos de projeção no (e de sedução do) nazismo. Impossível falar do nazismo sem mostrar o espetáculo e a fascinação exercida por ele. A onipresente canção “Lili Marlene” simboliza sua difusão melodramática pelas ondas do rádio. A trajetória da cantora popular ariana Willie coincide com a ascensão e a queda do nazismo, fazendo contraponto com o da sua paixão, o maestro judeu erudito, que retoma sua carreira de entretenimento da elite. Nos filmes de Fassbinder, a subservência é uma situação consentida e desejada, ou seja, “depois que inventaram a pólvora, ninguém mais é vítima”…
Leia mais em: Discurso da Servidão Voluntária (por Etienne La Boetie)
Sugestões de Filmes: Ludwig, A Paixão de Um Rei [da Baviera] (1973; 184 min; Luchino Visconti) / Barry Lyndon (3h7min; Stanley Kubrick) / O Leopardo (1963; 183 min; Luchino Visconti) / Garibaldi (Luigi Magni) / Sunshine, O Despertar de Um Século (3 horas) / Berlin AlexanderPlatz (1980; 931 min; Rainer Werner Fassbinder) /Os Deuses Malditos (1969; 155 min; Luchino Visconti) / A Queda: As Últimas Horas de Hitler (2005; 2h30min) / Roma, Cidade Aberta (1945; 102 min; Roberto Rosselini) / Alemanha, Ano Zero (1948; 78 min; Roberto Rosselini) / O 3o. Homem (1949; Orson Welles)
12/05/15 – Seminário sobre História Alemã: Bismark; I Guerra Mundial; Hiperinflação; Ascensão e Queda do Nazismo; Reconstrução da Nação; Reunificação.
KITCHEN, Martin. História da Alemanha Moderna: de 1800 aos dias de hoje. São Paulo; Cultrix; 2013. 592 páginas.
A História é a mesma, os Historiadores mudam…
PARTE III – REVOLUÇÕES CONTRA ATRASO HISTÓRICO
14/05/15 – REVOLUÇÃO SOVIÉTICA
Filme: Alexander Nevsky (1938; Sergei Eisenstein): analogia entre 1242, quando o príncipe pescador Alexander Nevsky da Rússia reage contra a invasão dos teutônicos (alemães) na Batalha do Gelo, e 1938, quando a URSS está na iminência de ser atacada por Hitler. Porém, neste ano, Stalin firma o pacto de não-agressão Germânico-Soviético, talvez para ganhar tempo na preparação da defesa militar.
Sugestões de Filmes: O Encouraçado Potemkin (1925; Sergei Eisenstein) / Outubro (1928; Sergei Eisenstein; 1h43min) / Reds (Warren Beatty) / Dr. Jivago (David Lean) / Terra e Liberdade (1995; Ken Loach) / Syriana, a Indústria do Petróleo (2005; 2h06min)
19/05/15 – Seminário sobre Revolução Soviética: Democracia em Socialismo Realmente Existente (Conquista dos Direitos Sociais); Ascensão e Queda da URSS; Economia do Petróleo.
Apresentação de Grupo de Alunos e Debate do Livro:
YERGIN, Daniel. O Petróleo: Uma História Mundial de Conquistas, Poder e Dinheiro. Rio de Janeiro: Paz & Terra; 2010. pp. 1080. Prólogo e Parte I – pp. 19-186 e Epílogo – pp. 887-900
Revolução no Cinema: O Encouraçado Potemkin
Outubro de 1917 por Serguei Eisenstein
Rússia: Controle do Grande Território por Líderes Autoritários
Cidadania em SOREX: Socialismos Realmente Existentes
Estado de Bem-Estar Social e Defesa do Multiculturalismo
Reforma do Modelo Sueco do Estado de Bem-Estar Social
21/05/15 (Quinta-Feira): AULA ADIADA
26/05/15 – Aula Expositiva do Professor sobre “Castas no Capitalismo de Estado Neocorporativista”
PRIESTLAND, David. Uma Nova História do Poder: Comerciante, Guerreiro, Sábio. São Paulo: Companhia das Letras; 2014.
Uma Nova História do Poder: Comerciantes, Guerreiro e Sábio
Breve História do Poder das Castas de Comerciantes, Guerreiros e Sábios
Lutas de Castas nas Torres de Marfim
Castas e Poder: Fundamentos Teóricos
28/05/15 – REVOLUÇÃO INDIANA
Filme Ghandi (1982; 3h10min – a partir da 5a. parte até a Independência –; Richard Attenborogugh)
Sugestões de Filmes: Índia: Mistério, Amor e Guerra (Peter Duffel) / Passagem Para a Índia (2h44min; David Lean)
02/06/15 – Apresentação de Grupo de Alunos e Debate sobre a Índia:
COSTA, Florência. Os Indianos. Coleção Povos & Civilizações. São Paulo; Editora Contexto; 2012.
SANTANA, Carlos. Trajetórias de reformas e mudanças institucionais na semiperiferia: abertura financeira e capacidades estatais no Brasil e Índia. Rio de Janeiro: Tese de Doutoramento defendida no IESP-UERJ; 2012: Tese Carlos Santana – IESP-UERJ – Brasil e Índia
06/06/14 (quinta-feira): FERIADO
09/06/15 (terça-feira) – Aula Expositiva do Professor sobre “Grandes Eras Econômicas (ou Desenvolvimento como Conquista de Cidadania e Cultura)”
Aula sobre Grandes Eras Econômicas – Cidadania & Cultura
11/06/15 – REVOLUÇÃO CHINESA
Filme: To Live [Tempo de Viver] (1994; 127 min; Zhang Yimou – legendas em inglês)
Sugestões de Filmes: O Último Imperador (1987; 2h42min; Bernardo Bertolucci) / O Último Dançarino de Mao (2011; 1h57min)
16/06/15 – Apresentação de Grupo de Alunos e Debate sobre a China:
KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro: Objetiva; 2011.
Shin, Wong K., A China Explicada Para Brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2008.
Confucionismo (por Henry Kissinger)
Programa de Reforma e Abertura para Socialismo de Mercado
Ascensão e Queda da China como Grande Potência
Modelo Político Chinês: Meritocracia X Democracia
Partido Político e Nomenclatura
A China Explicada Para Brasileiros
18/06/15 – Aula Síntese da História Geral e a Inserção Brasileira na Economia Mundial.
Aula sobre Social-Desenvolvimentismo – Estratégia para Inserção Internacional
COSTA, Fernando Nogueira da. Era Uma Vez, o Mundo. Campinas: TDIE; 2015.
Anexo de: TDIE 252 Era Uma Vez, O Mundo
23/06/15 – Avaliação: apresentações dos seminários em PowerPoint e uma resenha escrita com apresentação oral nesta última aula, avaliando o curso, com o seguinte método de apresentação.
- Estado da Arte: Qual era o seu conhecimento sobre os temas antes do curso?
- Resumo do Curso: Descrição sumária do curso
- Avanço: Quais foram as principais lições econômicas aprendidas nos documentários/filmes?
- Contribuição pessoal: Qual é sua avaliação do curso? Por que? Sugestões?
Cinco critérios serão considerados na avaliação:
- forma (ortografia, pontuação, acentuação, estilo, etc.);
- conteúdo (domínio da matéria);
- adequação (posicionamento pessoal quanto ao tema solicitado);
- coesão (relacionamento entre as partes, causalidades, deduções, etc.);
- coerência (fio-condutor do argumento, exposição com início-meio-fim, defesa da hipótese levantada, etc.).
Leia: a Arte de Escrever (Arte de Escrever) e 27 Dicas Para Você Escrever Bem (27 Dicas Para Você Escrever Bem).